quarta-feira, 8 de junho de 2022

A MORTE NÃO É O FIM

A morte não é o fim, para aqueles que vivem vivos, entre os vivos. Consideremos os três pontos seguintes sobre a morte:

1- A morte espiritual. No tocante à morte espiritual, diz a palavra: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”. (Efésios 2.1). Este é o estado de quem vive sem Deus; embora vivo, está espiritualmente, morto.

2- A morte física. Significa separação. A pessoa morre e é sepultada, portanto, separada definitivamente, da família. No caso, o espírito e a alma foram desencarnados, isto é, deixaram o corpo. Confira: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, [...]” (Tiago 2.26).

3- A segunda morte. Jesus Cristo prometeu a coroa da vida a quem for fiel até a morte. Quanto a estes, está escrito: “[...] O que vencer não receberá o dano da segunda morte” (Apocalipse 2.11). Portanto, após a morte, haverá uma ressurreição geral, com dois destinos finais, como está escrito: “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo [...] mas naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12.1-2). Esta “A vergonha e desprezo eterno” é a segunda morte. 

Ora, sendo o corpo uma obra feita à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), após a morte é transformado em pó; porém, como que guardado por Deus, ressuscitará com forma espiritual e imortal; é o que diz a palavra de Deus (I Coríntios 15.53; 15.44-46); não será aniquilado, mas ressurgirá no último dia, num corpo glorioso. É o que afirma: “Assim diz o Senhor que criou os céus e os estendeu, e formou a terra e a tudo quando produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela” (Isaías 42.5).

Tendo esta consciência, os discípulos de Jesus devem pedir-Lhe: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90.12). A esses Deus consola em todo tempo, por meio da palavra: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve” (Malaquias 3.18). Jesus Cristo te dá vida!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário