sábado, 18 de junho de 2022

BUSCAI AO SENHOR 

Por busca entendemos o ato de procurar com empenho ou a intenção de descobrir ou de encontrar algo. Partindo-se deste entendimento concitamos ao leitor, a encontrar a Deus e a Seus caminhos, pela “arte” da procura, com a intenção de encontrá-Lo. “[...] não está longe de cada um de nós” (Atos 17.27b). É preciso, pois, atentar para a sugestão do profeta: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55.6).

Para sua confiança e certeza de que encontra-Lo é possível, sugiro acreditar no que diz o salmista: “Tu estás perto, ó Senhor, [...]” (Salmo 119.151).

O profeta aponta a possível dificuldade que alguns têm de buscar ao Senhor: O apego a coisas que os afastam da viabilidade, como a impiedade e seus derivados. Por isto diz: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55.7).

Quem desconhece seus próprios atos e pensamentos impuros e maldosos? Esses, certamente, impedem um encontro com o Senhor. O profeta revela o que diz o próprio Deus: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.8-9).

Tudo é possível se houver a conversação sugerida acima. Por quê? Porque a mente e o coração de qualquer homem que a faz, ou seja, que se converte ao Senhor, pode ser renovado e transformado pelo Espírito Santo através da palavra, como está escrito: “O Espírito é o que vivifica [...]; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6.63). O processo de mudança envolve rejeição às concupiscências mundanas, porque toldam a visão, tira o foco, e impedem o achar a Deus. Observe a exortação: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). 

Em não havendo a conversão do homem para Deus, difícil será O achar. Porém, Ele insiste: “Buscai-me e vivei”.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário