quarta-feira, 21 de junho de 2023

 Escravos do Desejo

Immanuel Kant foi um dos maiores filósofos do século XVIII. Em uma de suas obras (Fundação da Metafísica dos Costumes, capítulo 2), ele traz a ideia de que ser livre não é fazer o que se quer, mas fazer o que não se quer. E hoje quero falar sobre essa frase e como ela aparece de formas diferentes na bíblia também.

O poder de avaliar

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne…”

Gálatas 5:13

Como humanos nós temos a falsa sensação de que, fazendo o que queremos, somos considerados livres. Kant quebra esse padrão e mostra que, se você faz o que você quer, sem medir consequências, você se torna escravo do desejo e, a partir disso, é impossível ser alguém livre.

Ser livre é fazer o que não queremos. Eu, por exemplo, treino em uma academia. Se alguém me oferecer muitos doces e frituras após um treino, o meu desejo logo aceitaria e, se eu fosse segui-lo, comeria tudo de uma vez. Mas dessa forma eu me tornaria escrava do desejo, o que é contrário à liberdade.

Como uma pessoa livre, posso analisar a situação para escolher de forma que eu não perca a evolução das minhas atividades físicas e pensar em como eu me sentiria depois de comer tudo. Ao avaliar tudo, de forma prudente, consigo dizer não pela saúde. Isso me faz ser livre, poder escolher de forma benéfica e tomar a melhor decisão, não simplesmente atender o meu desejo.

O poder de escolher

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

1 Coríntios 6:12

Basicamente é isso que eu vejo nesse texto de 1 Coríntios. Eu posso tudo porque sou livre, mas nem tudo me edifica.

Quando o evangelho diz que através de Cristo nós conquistamos a liberdade, ele não está falando para sairmos vivendo tudo o que tem no mundo, mas Ele nos entrega sabedoria. A liberdade requer de nós discernimento, que conseguimos através do Espírito Santo.

Poder escolher entre mais de uma opção é liberdade e não apenas dar atenção ao que eu quero.

O conhecimento que a Palavra traz se torna poder através do Espírito em nós. A liberdade vem também por meio da autonomia, sabedoria e inteligência que recebemos do Pai. Diz respeito a momentos nos quais temos o poder nas mãos de escolher e, mesmo doendo no momento, conseguimos escolher com inteligência e de forma prudente.

O poder de entregar

“E andarei em liberdade. Pois busco os Teus preceitos.”

Salmos 119:45

Ser livre em Deus é escolher seguir o Seu caminho por saber que Ele tem o melhor.

Deixar de lado nossas vontades quando elas não condizem com as d’Ele, matar nosso desejos quando não são os desejos do Pai, essa sim é a graça da liberdade que recebemos em Cristo.

Deus nos tirou do reino das trevas e nos trouxe para o reino da luz, a fim de que fôssemos iluminados em nossas decisões. Muitas vezes nem percebemos, mas nossa carne deseja a todo o momento retornar para esse lugar escuro. Por isso que, com a ajuda do Espírito Santo e por meio das lentes da Palavra de Deus, devemos sempre analisar antes de tomarmos quaisquer decisões. Na hora pode parecer o melhor caminho, mas e depois? Será que eu não me tornarei escravo daquilo que eu quero?

Escolher o caminho onde os passos do Pai também estão é o maior e melhor jeito de sermos livres. A liberdade verdadeira é entender que a vontade de Deus é sempre a perfeita escolha. Mesmo que para isso eu precise em algum momento matar o meu desejo.

Entregar nas mãos d’Ele é viver a liberdade oferecida por Ele, e essa é a melhor decisão de todas!

Fonte https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário