domingo, 11 de junho de 2023

 Entendendo a sabedoria de Deus

A busca pela sabedoria é algo que vai muito além do acúmulo de conhecimento sobre algum assunto. A sabedoria nos conduz a um entendimento profundo acerca da vida e dos propósitos divinos. Ela nos guia para uma existência plena e significativa.

A fonte de todo o entendimento

“Porque o Senhor dá a sabedoria. Da Sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade.”

Provérbios 2:6-7

Quando estamos ancorados na sabedoria do alto, aquela que provém do Pai, ela se torna um farol seguro em meio a momentos escuros e de tempestades.

A verdadeira sabedoria não é encontrada em fontes humanas, ela vem como dom e presente de Deus. Ela é revelada através das escrituras e por uma comunhão com o Espírito Santo de Deus. Ela envolve entender os caminhos de Deus, Seus propósitos e princípios. Ela nos permite discernirmos entre o certo e o errado, escolhermos de maneira sábia e agirmos com integridade. A sabedoria divina nos guia em todas as áreas de nossas vidas, seja nos relacionamentos, nas decisões financeiras e de carreira, entre outras. Ela nos ajuda também a termos equilíbrio em momentos nos quais nossas emoções lutam para governar nossa vida.

Deus é a fonte da verdadeira sabedoria. Quando buscamos sinceramente esse conhecimento, Ele o reserva para nós e se torna um escudo que nos guia na caminhada da vida e nos protege para cada nova etapa.

Conduzidos por Deus

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Bom entendimento têm todos os que cumprem os Seus mandamentos. O Seu louvor permanece para sempre.”

Salmos 111:10

A sabedoria de Deus guia nossa alma, nos mantendo firmes em tempos de incerteza, dificuldades e tempestades. E tudo começa em nosso temor por Deus.

Essa sabedoria envolve nosso emocional, psicológico, entre outros aspectos de nossas vidas. Quando tudo parece estar bagunçado e sem saída, se não buscamos por essa sabedoria, nos desesperamos. Mas quando vivemos com ela em nosso coração tendo Ele como fonte, permanecemos tranquilos em meio ao caos. A sabedoria é essencial como guia e auxílio, pois nos capacita a lidarmos com os desafios e as adversidades com discernimento e graça.

Todas essas possibilidades que ganhamos com a sabedoria nos lembra de que não estamos sozinhos em nossas jornadas e que temos um Deus amoroso e sábio que deseja nos conduzir em todos os momentos.

Dom acessível a todos

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Tiago 1:5

Para cada um, Deus entrega um dom. Provavelmente você e seu amigo possuem dons em algumas áreas diferentes, podendo ensinar um ao outro e derramar um sobre o outro.

Mas a sabedoria é um dom que está disponível a todos. Assim como o amar, o servir, o interceder. Pois é do caráter de Deus, nasce do coração d’Ele e é derramado sobre nós à medida com que buscamos por ele.

Esse dom está alinhado com a vontade de Deus e é coerente com Seus ensinamentos e valores, ajuda-nos inclusive a sermos constantes em nossa busca. Ele leva em consideração o bem maior, a justiça, a compaixão e o amor.

A sabedoria divina que recebemos de Deus nos encoraja a buscarmos por Ele ainda mais, a temê-Lo como fonte de todo o discernimento e conhecimento, a confiarmos em Seu plano perfeito.

Que possamos buscar continuamente essa sabedoria, mergulhar na Palavra que nos ensina tanto sobre ela, cultivar um relacionamento profundo e intenso com Deus e permitir que Sua sabedoria seja o norte em cada passo de nossas vidas.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário