segunda-feira, 26 de junho de 2023

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ TEVE TERÇOL?


Conhecido popularmente como terçol, o hordéolo consiste em uma inflamação que acontece quando alguma glândula localizada na borda palpebral entope ou está infectada por bactéria. Essa inflamação atinge as glândulas chamadas Zeiss e Mol que se localizam na região externa das pálpebras. Ao atingir uma glândula mais interna chamada de Meibomius, é chamado de calázio que geralmente consiste em um cisto infeccioso e provoca sintomas menos dolorosos, mas só é removido através de procedimento cirúrgico. 

As glândulas citadas anteriormente são as responsáveis pela produção de gordura a qual é incorporada à lágrima, impedindo que ela evapore rapidamente, isso mantém os olhos hidratados. Dessa forma, quando essas glândulas que produzem a gordura da lágrima obstruem, ocorre o terçol. Isso se dá por alguns motivos como: excesso de oleosidade nos olhos que facilita a obstrução das glândulas, blefarite (doença que provoca uma inflamação palpebral no local onde nascem os cílios), mau funcionamento das glândulas que podem causar o acúmulo de substâncias, levando à inflamação, além de infecção bacteriana. O sinal mais comum do terçol é o edema (inchaço) palpebral. 

Esse inchaço pode ocorrer na parte de cima ou de baixo do olho e em muitos casos, pode apresentar uma pontinha amarela, indicando a presença de pus. Outros sintomas podem surgir como calor e vermelhidão, dor local, visão embaçada, sensação de corpo estranho no olho, fotofobia e lacrimejamento. Geralmente o diagnóstico é dado após um exame físico. Na maioria dos casos o terçol desaparece sozinho e raramente são indicados medicamentos. 

Existem alguns cuidados que podem ser tomados em casa para tratar o terçol, como compressas de água morna que auxiliam na reabsorção das substâncias acumuladas nas glândulas e uso de colírios anti-inflamatórios que ajudam a melhorar o aspecto da região atingida, diminuindo o inchaço (esses colírios devem ser prescritos pelo oftalmologista). Algumas condutas devem ser evitadas para minimizar as chances de complicações: espremer o local pode agravar o quadro de infecção, usar maquiagem na região dos olhos pode aumentar o entupimento das glândulas e usar lentes de contato pois pode haver a saída do pus e infectar a lente. O quadro do terçol geralmente se resolve entre 7 e 15 dias. 

Caso não se resolva nesse período, é importante buscar ajuda médica. Por mais que isso pareça um problema simples, é de suma importância procurar um oftalmologista para garantir de que se trata de um terçol mesmo e não é um problema mais grave.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário