segunda-feira, 26 de julho de 2021

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

FIQUE ATENTO AO NÓDULO TIREOIDIANO


A tireoide é uma glândula que se localiza no pescoço com a função de sintetizar os hormônios T3 e T4, imprescindíveis à nossa vida, pois participam da regulação do funcionamento de muitos órgãos do nosso corpo, principalmente o coração e o cérebro. Existem doenças da tireoide conhecidas pela alteração na produção desses hormônios: o hipertireoidismo (produção excessiva) e o hipotireoidismo (produção deficiente). Além disso, pode ocorrer alteração na estrutura dessa glândula com a formação de nódulos.

Dentro da tireoide podem aparecer nódulos (caroços), isolados ou múltiplos. Isso ocorre frequentemente, principalmente nas mulheres. Estudos recentes mostram que estão presentes em quase 50% das mulheres que tem mais de 50 anos de idade. Normalmente são benignos, bastando um acompanhamento clínico. 

Os nódulos maiores devem ser investigados com mais detalhes e atenção. Alguns pacientes têm um risco maior para malignidade. É importante ficarmos atentos à algumas características que podem necessitar de um maior cuidado pelo médico: presença de nódulo em homens; em pessoas com menos de 18 anos e com mais de 70; pessoas com história familiar de câncer de tireoide; com história de radioterapia prévia na região do pescoço; nódulo com crescimento acelerado; sintomas de compressão no esôfago e na traqueia, como falta de ar, dificuldade de engolir os alimentos e/ou rouquidão.

Uma forma de diagnosticar um nódulo de maior tamanho, na tireoide, é através do exame físico, feito pelo médico, que faz a palpação dessa glândula. Outra forma, é através da ultrassonografia da tireoide; ela consegue diagnosticar até mesmo os nódulos menores que não são palpados no exame físico. Descobrindo-se um nódulo, o paciente deve ser encaminhado para um especialista que pode ser um endocrinologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço, a fim de que esse nódulo seja investigado e tratado.

É importante ressaltar que, além da avaliação de nódulos, a dosagem dos hormônios tireoidianos seja feita, através do exame de sangue, pois essa dosagem avalia a função da glândula. A indicação para realizar biópsia de um nódulo, vai depender do tamanho e das características. Quando é preciso, essa biópsia é feita por uma punção, onde há a coleta de material do nódulo, através de uma agulha. Esse exame é chamado de PAAF (punção aspirativa com agulha fina).

Como falado anteriormente, nódulos menores, com características benignas, necessitam de um acompanhamento clínico, sem precisar de tratamento cirúrgico. Porém, nódulos maiores com características suspeitas ou com o PAAF alterado, podem precisar de cirurgia. O procedimento cirúrgico pode ser parcial, onde de retira apenas um lobo da tireoide, ou pode ser mais extenso, onde há a retirada de toda a glândula.

Em casos de sintomas, procure auxílio médico para investigar melhor e tratar precocemente qualquer distúrbio dessa glândula.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário