segunda-feira, 12 de julho de 2021


DICA DE SAÚDE DA SEMANA


Amamentar – benefícios para a mãe e para o bebê

O leite materno por si só fornece todos os nutrientes necessários para o bebê até os 6 meses de vida, e por isso o Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.
A amamentação é uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e o bebê, é muito mais que nutrir a criança, é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho!
Amamentar, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê, e estes, são inúmeros. Iniciamos com os benefícios para a saúde do seu bebê:
- Conhecido também como o primeiro leite que sai. É importante que a criança receba colostro nas primeiras 48h de vida, o colostro é um líquido amarelado e espesso com alta concentração protéica, e menos carboidrato e gordura, que é secretado nos primeiros dias após o parto, se estendendo até uma semana.
- Evita mortes infantis.
- Previne diarreias, infecção respiratória e risco de alergias. O leite materno possui importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo.
- Reduz a chance de obesidade.
- Diminui o risco de diabetes, hipertensão e colesterol alto.
- Melhor desenvolvimento da cavidade bucal, devido ao movimento de sucção que o bebê faz.
- Melhor nutrição, pois contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento.
- Melhora o desenvolvimento cognitivo do bebê.
- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho, a troca de olhares, o ambiente agradável, o contato e o toque são propícios a fortalecer esse vínculo.
- Melhora a qualidade de vida, as crianças amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos.

Agora para as mamães:
- A amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse.
- Proteção contra o câncer de mama. A associação entre aleitamento materno e redução na prevalência de câncer de mama, hoje já está bem estabelecida.
- Proteção contra gravidez.  Enquanto a mulher amamenta exclusivamente, a proteção quanto à gravidez fica em torno de 98% nos primeiros seis meses. Mas mesmo assim, precisa se cuidar e se proteger, temos que levar em conta os 2%.
- Auxilia na recuperação do peso. A alimentação deve ser equilibrada e a atividade estar presente.
- Protege contra osteoporose.
- Menores custos financeiros, amamentar não custa nada, seu leite é de graça!
Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança. A introdução da alimentação completar, deve ser iniciada a partir dos 6 meses através de papas, lembrando que o leite ainda deve ser oferecido até os dois anos de idade.
O leite materno é bom demais né?
A decisão de amamentar ou não o seu bebê depende da importância atribuída a esta prática que geralmente está baseada nas informações transmitidas culturalmente através do relacionamento avó-mãe-filha. A orientação adequada faz toda diferença, amamentar é vida!

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário