sábado, 3 de julho de 2021

O CRISTÃO E O SOFRIMENTO

As reflexões aqui postadas têm o objetivo de conduzir o cristão ao conhecimento mais acentuado de cada tema abordado; neste caso, do que significa o sofrimento à vida cristã. O cristão e o sofrimento é uma matéria interessante, para os seguidores de Cristo. Muitos acham que não estão sujeitos a sofrimentos. Podemos assegurar que, o sofrimento do cristão não deve ser interpretado como castigo de Deus, por alguma falha comportamental, se bem que somos admoestados:


 “Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6.8-BEC).
Prosseguindo, vejamos o texto seguinte:

 “[...] nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz a esperança” (Romanos 5.1/b -BEC).

É necessário que compreendamos: Somos justificados mediante a fé; por isto, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”, então, o sofrimento não pode ser um castigo de Deus. O Senhor Jesus já advertiu aos discípulos, dizendo: “No mundo, vocês passarão por aflições, mas tenham coragem: Eu venci o mundo” (João 16.33-BEC).

Lembremo-nos que, o sofrimento, em algumas situações, não são castigo de Deus, repito; porque Deus não é como o homem. Ele já castigou nossos pecados em Jesus Cristo, na cruz. Por esta razão, devemos crer que “o justo viverá á da fé”. Entendamos, pois, que o sofrimento é como uma ferramenta nas mãos do Senhor, para educar os seus filhos em Seus caminhos, nos quais Ele desenvolve em nós, a salvação de nossas almas, mudando-nos na nova criatura que e Ele quer que sejamos (II Coríntios 5.17).

Como percebemos, as tribulações produzem em nós a perseverança. Perseverar no ensino de Cristo é uma recomendação das Escrituras. Como desenvolver nossa perseverança se em nós não houver a paciência? Por isto a perseverança produz a paciência, pela qual veremos a glória de Deus (João 11.40); nesse momento Jesus passava por muitos sofrimentos; até o Senhor foi aperfeiçoado no sofrimento, aprendendo a obedecer; (Hebreus 5.8). Nossos sofrimentos funcionam como aprovação divina à nossa paciência, que por sua vez, produz a nossa esperança em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Por que sofremos sem causa? Lendo Jó 23, saberá. Conclusão: “[...] para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Um comentário: