segunda-feira, 19 de julho de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA

CARCINOMA BASOCELULAR (CBC)


O carcinoma basocelular consiste numa espécie de câncer de pele bastante comum, somando quase 70% dos casos. É um tipo de câncer menos agressivo que os demais. Se caracteriza como um tumor com células basais que se multiplicam desordenadamente, originando-o. O CBC tem um lento crescimento e é raro invadir outros tecidos, levando à metástase. Ocorre com mais frequência nas partes mais expostas ao sol (pescoço e rosto). 

Os principais fatores que aumentam a chance de desenvolver o carcinoma basocelular são: exposição solar (quando desprotegida, agride a pele causando alterações nas células); sexo e idade (ocorre com maior frequência na vida adulta e atinge mais os homens); histórico familiar; histórico pessoal de câncer; sistema imunológico enfraquecido; características da pele (pessoas com pele, cabelo e olhos claros têm mais chances de desenvolver câncer de pele, assim como albinos ou pessoas com sardas). Quem tem muitos sinais espalhados no corpo, também deve ficar atento a qualquer alteração).

O CBC normalmente apresenta uma aparência distinta da pele normal. Geralmente se apresenta protuberante, com aspecto perolado; pode ser branco, bege, rosa claro ou marrom, sangra facilmente, é parecido com uma ferida de difícil cicatrização, além disso, pode formar uma crosta, levando assim ao vazamento de algum líquido.

É de suma importância procurar um médico ao notar uma nova lesão ou alguma mudança de uma lesão antiga. Há uma regra didática para pacientes que tem o objetivo de reconhecer um câncer de pele no estágio inicial. Se chama ABCD:

Assimetria: observar se os dois lados da pinta são iguais (simétricos);

Bordas irregulares: deve-se observar se a borda está irregular, serrilhada ou não uniforme;

Cor: Verificar se há muitas cores misturadas na mancha;

Diâmetro: é importante ver se a pinta ou mancha cresce progressivamente.

O diagnóstico se dá através da avaliação clínica juntamente com um exame anatomopatológico (biópsia). O tratamento indicado geralmente consiste na cirurgia para retirada do tumor, mas nem todas as pessoas têm indicação para tal procedimento; nesses casos, o médico pode indicar outro tipo de tratamento. 

Apenas o médico pode dizer o medicamento mais adequado para cada caso, assim como a dosagem e a duração do tratamento. É importante seguir as orientações médicas e não se automedicar.

O CBC, comparado a outros cânceres tem uma probabilidade menor de voltar. Fique atento e faça sempre acompanhamento médico e examine-se regularmente para perceber qualquer alteração suspeita na sua pele.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário