terça-feira, 12 de março de 2024

 Você tem sido humilde?

Hoje falaremos um pouco sobre humildade aqui, característica tão importante, mas que às vezes parece tão escassa para nós. A humildade é o oposto de ser orgulhoso, arrogante ou soberbo. Sendo assim, esta é uma característica muito elogiada em toda a Bíblia e que muitas vezes precede a honra, como está escrito em Provérbios 15:33, e 18:12. 

Aos olhos do mundo, muitas vezes ser uma pessoa humilde é sinal de fraqueza ou algo ruim, mas não devemos enxergar dessa forma, pois é necessária muita sabedoria e domínio próprio para agir dessa forma. Há diversas passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de se ter um espírito humilde.

A graça é concedida aos humildes

Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.

Provérbios 3:34

A verdadeira humildade é desenvolvida pela ação e habitação do Espírito Santo em nossas vidas. Desta forma, a humildade não é um mero complexo de inferioridade, mas sim, uma atitude sincera que não dá lugar para a autossuficiência. Aquele que é verdadeiramente humilde reconhece sua total dependência de Deus; ele sabe que tudo o que tem vem do Senhor. Como está escrito na palavra acima, a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 

Através do profeta Isaías, o próprio Deus que é sublime e grandioso, diz que se deleita em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde, como está escrito em Isaías 57:15. O Senhor Jesus também disse que os humildes são bem-aventurados. Além disso, Ele mesmo declarou: “Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”, Mateus 11:29.

Uma das parábolas de Jesus também trata exatamente dessa questão. Na Parábola dos Primeiros Lugares, Jesus ensinou uma importante lição sobre a humildade e a auto-depreciação. Essa parábola se harmoniza ao ensino de que a humildade precede a honra. Por isso Jesus concluiu a parábola dizendo que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Em Filipenses 2:3, Paulo exorta os cristãos a não fazerem nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas por humildade, os seguidores de Cristo devem considerar os outros superiores a si mesmos. O mesmo apóstolo aconselha os crentes a desenvolverem a verdadeira humildade, uma humildade que é acompanhada de outras virtudes como a misericórdia, a benignidade, a mansidão, a longanimidade, o perdão e, principalmente, o amor. Esse amor, porém, não é qualquer tipo de amor, mas é o amor ágape, um amor desinteressado e verdadeiro.

Conclusão

Que nós, como filhos de Deus, possamos buscar a humildade acima de qualquer coisa ou de qualquer vanglória. Mostrando ao mundo a verdadeira identidade daqueles que estão em Cristo e dando o nosso exemplo aqueles que ainda não conhecem a Deus. 

Deus te abençoe! 

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário