sábado, 30 de março de 2024


COOPERADORES DE DEUS 

Com fundamento na Palavra de Deus, podemos afirmar que a família foi instituída para se tornar colaboradora do seu Criador. Deste modo, o casamento assume papel importante na criação, de sorte que o esposo e a esposa são chamados a cooperar na grande obra de Deus no planeta terra.

O pecado expandiu a prática de crimes de toda ordem no mundo, e custou a expulsão dos pais do seu habitat primeiro. (Gênesis 2.8 e 15) Ainda assim, permaneceram inalterados os princípios anteriormente estabelecidos para o relacionamento do marido com sua mulher, como lhes fora inspirado, consoante o texto adiante transcrito: 

“Esta é, agora, osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão a seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher e serão os dois, uma só carne” (Gn. 2.23-24).

Consideremos três destaque no texto: 
1. Deixará pai e mãe. Formar uma nova família e seguir os mesmos princípios. 
Não deve ser entendido como abandonar pai e mãe, sobre quem Deus deu mandamento específico: “Honra a teu pai e à tua mãe, para que se prolonguem os teus dias [...]”. (Êx. 20.12)
2. Unir-se-á à sua mulher. A união é vital no relacionamento, porque a mulher é parte do seu próprio corpo: “Do varão foi tomada”. (Ef.5.28-29) 
É dever do marido cuidar bem da sua esposa, e esta reverenciá-lo; a união tornará os dois, cooperadores à obra de Deus.
3. Tornar-se-á uma só carne. Assim foi revelado: “Esta, é agora, osso dos meus ossos e carne da minha carne”. (Gn. 2.23) São dois em um só corpo.

O designo de Deus é para que haja cuidado, amor e respeito um pelo outro; é regra imutável para os cônjuges. (Ef. 5.28) 

Quando o casal se esforça por um viver a dois, consciente do cumprimento dos seus papeis na família, principalmente, o do esposo amar a sua esposa, e a esposa se submeter à liderança do seu próprio marido, então, estarão prontos para um relevante serviço a Deus, no tocante ao exemplo de cristão comprometido com o Reino e o Seu Grande Rei.

A declaração de que somos Embaixadores da parte de Cristo, (II Coríntios 5.20) vem seguida da missão do embaixador: “Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus”. (II Co. 5.20) Deus abençoe aos Seus cooperadores!


Texto do saudoso Pastor José Lúcio Ribeiro Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário