segunda-feira, 18 de março de 2024

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE


Doar sangue é um ato solidário, seguro, rápido e fácil. Ocorre quando uma pessoa, de maneira voluntária, decide deixar seu sangue à disposição para ser utilizado para salvar vidas. O Ministério da Saúde e os Bancos de Sangue são os órgãos responsáveis por uma triagem das pessoas que estão em condições de fazer a doação. 

Essa triagem é um exigência de requisitos que irá garantir a sáude dos doadores, assim como dos receptores, evitando a contaminação por doenças e garantindo a qualidade de vida de ambos. Dentre as exigências, estão: ter entre 16 e 69 anos (indivíduos com mais de 60 anos só podem fazer a doação se já tiverem doado antes dessa idade e menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis ou com um formulário de autorização); ter no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; evitar jejum e alimentos ricos em gorduras nas últimas horas (em refeições fartas, como almoço e jantar, doar somente após 3 horas); apresentar documento de identidade original com foto atual; não ter fumado por no mínimo 2 horas antes da doação e não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas. 

Diante disso, os fatores impeditivos para a doação são: ter menos de 16 anos e mais de 69 anos; pesar menos que 50 kg; durante o processo de doação estar com doenças como hipertensão, hipotensão, anemia, aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos e febre. Pessoas com doenças infecciosas, crônicas e transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, Aids, doença de Chagas, diabetes tipos I e II, hanseníase e câncer, estão proibidas de doar sangue. 

Usuários de drogas ilícitas injetáveis e pacientes que já contraíram malária também não podem fazer a doação de sangue. Pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem difinitiva nos últimos 12 meses não podem doar sangue. Durante a gravidez não é recomendado doar sangue e após o nascimento do bebê, a mulher só pode doar sangue após 90 dias (para parto normal) ou após 180 dias (para cesariana). Se a pessoa tiver herpes labial ou genital só poderá doar após o desaparecimento total dos sintomas. Em casos de herpes zoster a doação só pode ser feita após 6 meses de cura da doença. 

O procedimento de doação leva em média, 40 minutos a 1 hora. Um adulto, possui cerca de cinco litros de sangue no corpo. Em uma doação, são coletados no máximo, 450 ml, isso é menos que 10% de todo seu sangue. Homens podem fazer a doação a cada 60 dias (no máximo 4 doações a cada 12 meses) e mulheres devem dar um período de 90 dias entre as doações (no máximo 3 doações a cada 12 meses). 

Após a doação é preciso seguir algumas orientações como: evitar bebidas alcóolicas nas 24 horas seguintes, beber bastante água para repor o volume de sangue perdido, não fumar nas 2 horas seguintes, evitar exercícios físicos nas 12 horas seguintes, até mesmo descer e subir escadas, mater o curativo por pelo menos 4 horas, caso apresente mal estar, notificar o hemocentro o mais rápido possível e notificar qualquer situação que possa comprometer a amostra de sangue e a segurança da transfusão e saúde dos pacientes que receberão o sangue.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário