quarta-feira, 26 de abril de 2023

 Eclesiastes e a Vaidade

Tudo é Vaidade

O “Pregador” começa nos primeiros versículos falando:

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador. Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito alguém tem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?”

– Eclesiastes 1:2-3

Ele basicamente fala de como nos cansamos dia após dia por coisas passageiras. Um dia esse mundo acabará, Jesus voltará e o que levaremos? Nada.

Não digo para não ir atrás de uma vida boa, confortável, mas sim que isso não é tudo. Tantas pessoas levam a vida em busca de riquezas e de objetivos que não terão valor algum na Eternidade.

A Eterna Mesmice

O “Pregador” então continua e o título que minha Bíblia dá para a passagem do versículo 4 ao 11 é “A Eterna Mesmice”.

“Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; não há nada de novo debaixo do sol.”

– Eclesiastes 1:8-9

Gastarmos tempo com o que é passageiro não mudará os ciclos daquilo que acontece na terra. Não conseguiremos impedir que nossas vidas cheguem ao fim nem impedir que as coisas que vivemos sejam esquecidas.

“Já não há lembrança das coisas que se foram; e das coisas que ainda virão também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas.”

– Eclesiastes 1:11

Por isso precisamos gastar nosso tempo com aquilo que é eterno, pois a memória do Senhor sim é eterna e aquilo que plantamos na eternidade nunca é perdido.

A Experiência do Pregador

O “Pregador” começa, então, a falar de sua vida e de como a dedicou a buscar coisas que passam e ficam, como o mesmo diz: “é vaidade”.

“Vi todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo é vaidade e correr atrás do vento.”

– Eclesiastes 1:14

E ele finaliza nos versículos 17 e 18 dizendo:

“Assim, procurei conhecer a sabedoria e saber o que é a tolice e a falta de juízo; mas descobri que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta o seu conhecimento aumenta também a sua dor.”

– Eclesiastes 1:17-18 

Acho que o versículo recordista que mais chamou a atenção de minhas amigas, foi o 18 e fiquei me perguntando o porquê.

Finalmente entendi quando comecei a analisá-lo.

Nesse mundo entendemos que cada dia devemos buscar mais e mais conhecimento e não é um erro querer conhecer mais. Porém temos que entender que quanto mais conhecemos, mais entendemos.

Já ouviu falar que a ignorância é uma dádiva? É basicamente isso. Ao não conhecer, não sabemos o suficiente para sofrermos com algo.

Esse capítulo nos fez chorar juntos em nosso grupo de WhatsApp, pensando sobre como agimos e como a Palavra de Deus nos confronta.

Te convido a ler o livro de Eclesiastes, creio que o Senhor falará com você assim como tem falado comigo.

Deus te abençoe.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário