terça-feira, 18 de abril de 2023

SACERDÓCIO & SACERDOTES

Sacerdócio é uma palavra de origem latina, e significa a dignidade e as funções dos ministros de um culto; uma carreira eclesiástica; um conjunto de sacerdotes.

Sacerdote é aquele que cumpre missão honrosa ou exerce ofício muito honroso.
Havendo o pecado alcançado o homem, a sua descendência foi arrastada com ele e sua consciência de culpa diante de Criador. Deus o havia advertido e ensinado o que lhe era permitido fazer. Mas, o homem O desobedeceu. A inexplicável graça e misericórdia, o Criador mostrou-lhe a desobediência, imediatamente lhe supriu a necessidade, sacrificando um animal e, da sua pele lhe preparou vestes próprias. A que usava era vulnerável. 

A espécie proliferou. Então, Deus criou uma nação, instituiu um sacerdócio especial, no qual os sacrifícios eram oferecidos pelos chefes de família. O Antigo Testamento registra o chamado de Deus a Moisés, a quem ordenou: “Tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, [...] para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadab, Abiu, Eleazar e Itamar. E farás vestes santas a Arão, teu irmão, para glória e ornamento” (Êxodo 28.1-2). 

Deus, o Pai, através de Jesus Cristo, trouxe o Reino dos Céus a terra, estabelecendo outro sacerdócio por meio do Espírito Santo; confira: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (I Pedro 2.9-10). Nosso sacerdócio é essencialmente espiritual.

1 - Somos a geração eleita. “Sabendo amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus” (I Tessalonicenses 1.4).
2 - Somos o sacerdócio real. “[...] Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel” (João 1.49). 
3 - Somos a nação santa. “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele, e não nós que nos fez povo Seu e ovelhas do Seu pasto” (Salmo 100.3).
4 - Somos o povo adquirido. “Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós [...]” (João 15.16). 

O que mais pode desejar um crente salvo em Jesus Cristo? Cumprir sua missão sacerdotal, e, aguardar a chamada para as moradas eternas. “Foi o Senhor que fez isto, e, é coisa maravilhosa aos nossos olhos” (Salmo 118.23).

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário