domingo, 27 de dezembro de 2020


O VALOR DA UNIDADE NO CASAMENTO 

Entre os muitos significados da palavra UNIDADE, encontramos (a)- Homogeneidade; (b)- harmonia do conjunto; (c)- combinação de esforços e de pensamentos; união. (d)- Qualidade do que é um ou único. O primeiro casamento foi celebrado no melhor e mais belo cenário de recepção, composto por: (1) - uma única Testemunha do evento, (2) - o noivo, e, (3) - a noiva. O oficiante foi o próprio Deus, o Pai dos noivos, ao mesmo tempo, a Testemunha. Lhe parece estranho? Pode até parecer, mas, trata-se do primeiro casamento, quando teve início a instituição FAMÍLIA. Foi aí aonde teve início à união matrimonial, com princípios únicos e exclusivos à sua celebração. 

O projeto nasceu do coração de Deus motivado pelo O Valor da Unidade no Casamento. Disse mais o Senhor Deus: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. (Gn. 2.18) O profeta Malaquias fez menção deste ato, no qual Deus diz que foi Testemunha. (Ml. 2.15) Por ser divino, Ele é Testemunha de todos os casamentos. 

E o Senhor Jesus Cristo quando indagado por alguns fariseus que O experimentavam sobre se era lícito o marido repudiar a sua mulher, respondeu buscando os princípios revelados no primeiro casamento. Ele disse: “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mt. 19.4-6)

 Nesse texto, localizamos duas palavras de suma importância na vida matrimonial, quais sejam: “unirá” e “ajuntou”. A primeira se dá no próprio ato do casamento: Ao deixar pai e a mãe o homem se une à sua mulher; concomitantemente, Deus ajunta os dois tornando-se uma só carne. A partir daí, são os cônjuges que devem cultivar a intimidade, a unidade, a lealdade, o companheirismo e a fidelidade. 

“A unidade é o princípio central do matrimônio” – D.M.Lloyd-Jones. A manutenção do casamento está no projeto divino e suprime qualquer tipo de separação. Ele disse: “O que Deus ajuntou não o separe o homem”. Não deixou margem para o divórcio; é o que podemos entender à luz da verdade bíblica escrita em Malaquias 2.16. Substituam o divórcio pela reconciliação, perdoando um ao outro. Edifique o seu próprio casamento.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho





Nenhum comentário:

Postar um comentário