sexta-feira, 4 de dezembro de 2020


ASPECTOS DA IGREJA DE CRISTO

Igreja, conjunto de cristãos ligados pelos mesmos princípios de fé dados por Seu fundador, Jesus Cristo. A expressão paulino a qualifica como Grande Mistério (Efésios 5.32).

Na palavra de Deus - a Bíblia Sagradas - encontramos vários aspectos da igreja de Jesus Cristo; nesta reflexão, entretanto, apresentamos seis dentre tantos outros, que a identificam como “A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos no céu” (Hebreus 12.23). Acompanhe:

O primeiro aspecto da igreja: Instituição fundada por Jesus Cristo. O apóstolo Mateus registou o Senhor Jesus dizendo: “[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). A igreja é do Senhor.

O segundo aspecto da igreja: Uma congregação. Isto está implícito nesta Escritura: “[...] segundo o Seu beneplácito, que propusera em Si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, [...] em quem também fomos feitos herança [...] conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade” (Efésios 1.9/b-11).

O terceiro aspecto da Igreja: Corpo de Cristo. A narração seguinte, diz: “[...] e, sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1.22-23).

O quarto aspecto da igreja: Concidadãos dos Santos - Família de Deus. A igreja é coluna e firmeza da verdade. “[...] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morda de Deus no Espírito” (Efésios 2.20-22).

O quinto aspecto da Igreja: Assembleia dos Santos. Ei-la na expressão apostólica: “Rogo-vos, pois, [...], que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, [...] suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4.1-3). Observe: A humildade está definida.

O sexto aspecto da igreja: Comunidade de Novas Criaturas. “[...], quanto ao trato passado, vos despojeis do velo homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4.20-24). Faça parte desta igreja!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário