segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA

MÃOS E PÉS SEMPRE FRIOS? ATENÇÃO!


Algumas pessoas se queixam de sensação de frio em suas extremidades, como as mãos e os pés. Isso pode ocorrer de forma permanente ou em períodos. Em alguns casos, essa sensação é acompanhada de formigamentos. 

Na maioria das vezes, esse é um problema benigno, estando atrelado à fisiologia do indivíduo ou até mesmo a uma resposta a mudanças de temperatura, ou outros fatores. Porém, há casos que isso pode indicar uma doença vascular, principalmente quando acompanhada de sintomas mais graves, como dores fortes nas panturrilhas ao andar, palidez ou pés arroxeados, além de feridas dolorosas e de difícil cicatrização.

Existem algumas doenças que podem estar relacionadas. A aterosclerose se caracteriza pela formação de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos, o que leva ao seu entupimento, dificultando assim, a circulação sanguínea, principalmente em áreas extremas, como os pés e as mãos. Dessa forma, se tornam mais frios. 

As causas para esse problema, geralmente são o diabetes, a hipertensão arterial, o tabagismo e os altos índices de colesterol no sangue (dislipidemias). Há também outra doença chamada de arterite (inflamação nas artérias), diretamente associada ao tabagismo. Apresenta sintomas como os das obstruções causadas pela aterosclerose. Além disso, existem as vasculites (inflamação dos vasos sanguíneos pequenos), geralmente associados a doenças como o reumatismo.

Se você apresenta sintomas como esses, é importante buscar ajuda de um especialista. Cada doença dessa, tem um tratamento específico e o cirurgião vascular é o profissional mais indicado para identificar problemas graves ligados à essa sensação.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário