quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

UM EDIFÍCIO EM MANUTENÇÃO

O casamento é o traço de união entre duas pessoas que se amam. É comparado a um edifício. A experiência afirma com precisão, que toda construção requer cuidados na sua manutenção, sob pena de se deteriorar, se desvalorizar, causar prejuízos aos seus proprietários. 

Mais do que qualquer outro, o casamento, como um edifício, tem sido alvo dos cuidados divinos, e o Criador dividiu as responsabilidades: De um lado, o próprio Deus, como bom e perfeito Arquiteto, o edifica com beleza e maestria e revela: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; [...]”. (Sl. 127.1) por outro lado, Deus atribuiu à esposa, a responsabilidade de trabalhar pela sua edificação. 

Portanto, a mulher sábia quando casa, recebe o seu lar, constitui uma família, e lhe é dado à missão de trabalhar no edifício de sua própria casa: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba” (Pv. 14.1). Não quer isto dizer, que somente ela trabalha nesse edifício. 

O homem recebe de Deus, a missão de liderar a família, como “cabeça” da mulher, e lhe dito: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus, e especialmente dos da sua própria casa, tem negado a fé, e é pior do que o descrente”. I Tm. 5.8) A responsabilizada aqui é da liderança, do “cabeça”. Jesus disse certa feita: “Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha”. (Mt. 12.30) 

A ideia é a de que os dois juntos não espalhem. Juntos será mais fácil cuidar da casa, do edifício. Que cada um cuide de si e de sua parte, da sua tarefa, ajudando um ao outro, quando se fizer necessário.. Existe outro cuidado singular: Cuidar um do outro. Neste aspecto inclui cuidados gerais; pelas suas necessidades e desejos. Há algo mais importante na vida dos dois: São os seus cuidados pelo relacionamento com Deus; Estes precisam ser mantidos. Albert Friesen afirma: Olhar para Deus, assegura ao casal: (a) – mais chances de superar dificuldades; (b) – recompor-se depois das crises; (c) – Olhar mais para Deus do que para o outro. Concluo com o que Paulo escreveu: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestes deveres, porque fazendo assim, salvarás tanto a ti, como aos que cercam”. (I Tm. 4.16).

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário