terça-feira, 2 de março de 2021

DEUS, TRINDADE AUGUSTA E SANTA


Saiba quem é DEUS: “Ser Existente por Si mesmo, Infinito, Supremo, Criador e Conservador do Universo”. Deus é o Senhor dos Exércitos, Assim chamado, mais de duzentas vezes, só no Antigo Testamento, expressando o grande poder de Deus, Senhor dos seres angélicos: “[...] Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda” (I Reis 22.19).

O Deus Tri Uno constitui a Santíssima Trindade, e compreende três pessoas distintas: Deus, o Pai, Deus, o Filho e Deus Espírito Santo.

A Trindade “criou o homem à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1.26); mas, seu arque inimigo, Satanás, planejou a queda do homem e, através do pecado a consumou.

Deus, o Pai, planejou resgatar o homem, - morto em seus delitos e pecados - através da “semente da mulher” e enviou o Seu Filho unigênito (João 3.16), como “o Verbo que se fez carne e habitou entre nós” (João 1.1). Deus, o Pai, O presentou ao mundo, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3.17).

O Filho de Deus - “O Verbo que se fez carne” - oferecendo-se a Si mesmo morreu numa cruz infamante em nosso lugar, mas ressuscitou ao terceiro dia, consumando a obra da redenção prometida. Ascendeu aos céus; e foi recebido pelo Pai. Lá entrou como nosso precursor e, à direita do Pai, intercede por nós.

Antes de ascender - retornando à casa do Pai - prometeu que rogaria e o Pai enviaria outro Consolador, a fim de permanecer com seus remidos, unidos em um corpo chamado Igreja. Preparou um grande evento em Jerusalém, e, o Consolador prometido chegou: “[...] de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados, e foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles e todos foram cheios do Espírito Santo [...]” (Atos 2.2-4). 

Assim, Deus revelou “o mistério que desde tempos eternos esteve oculto” (Romanos 16.25), cumprindo-se o plano por Ele arquitetado no céu.
À Trindade Augusta e Santa, nós adoramos, dizendo: “Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao Único Deus seja honra e glória para todo sempre. Amém!” (I Timóteo 1.17).

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário