segunda-feira, 1 de março de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA


VOCÊ TEM RUGAS?


Rugas são pequenas depressões e linhas que vão se formando na pele ao longo dos anos. São pequenas dobrinhas que aparecem com o envelhecimento devido à força da musculatura e dos movimentos das expressões faciais. Quando associadas aos efeitos do sol, podem ser definitivas, chegando a alterar a qualidade da pele. As rugas aparecem principalmente nas áreas mais expostas ao sol como o rosto, as mãos e os braços. De acordo com um autor chamado Glogau, há classificações não somente das rugas, mas também do processo de envelhecimento, em uma escala:


* Tipo 1: sem rugas;
* Tipo 2: rugas dinâmicas, que se formam com a expressão facial;
* Tipo 3: rugas de repouso;
* Tipo 4: quando há rugas em toda face, independente da expressão facial.


As rugas fazem parte de um processo natural de envelhecimento (fator intrínseco), mas também têm sua evolução influenciada por fatores externos (extrínsecos). Não podemos evitar a expressão de nossos sentimentos através da mímica facial. Esses movimentos constantes e repetitivos da musculatura levam à formação dessas rugas, naturalmente.
Portanto, alguns fatores podem acelerar esse processo, como o não uso de protetor solar ou creme de tratamento cosmético. O sol e outros fatores causam, com o tempo, rupturas nas fibras da pele, especialmente do colágeno. As rugas são inevitáveis, sendo o maior risco para seu aparecimento, o envelhecimento. Mas alguns hábitos podem contribuir para seu aparecimento precoce, como: tabagismo, exposição à poluição, excesso de exposição ao sol, beber pouca água, sedentarismo, consumo excessivo de açúcares e gorduras e não uso de hidratantes.

As rugas em si, não são consideradas doença, sendo parte natural do processo de envelhecimento. No entanto, a procura de um profissional ocorre quando o paciente sente a necessidade ou a vontade de adiar o surgimento delas ou até mesmo, tratá-las, sendo considerado um tratamento estético. Existem várias modalidades de tratamento para rugas e é o médico que deverá indicar qual o melhor para cada caso.

Não podemos evitar o aparecimento das rugas, porém é possível tomarmos algumas medidas para adiar e prevenir o envelhecimento precoce da pele com alguns hábitos saudáveis: usar protetor solar diariamente com fator de proteção solar igual ou maior que 30, hidratar a pele diariamente, parar de fumar, ter uma alimentação saudável rica em vegetais, frutas e com pouco consumo de gorduras e açúcares, assim como, beber bastante água.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário