segunda-feira, 15 de março de 2021

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


FIQUE ATENTO AOS FURÚNCULOS!​


O furúnculo consiste em uma infecção da pele que é provocada por uma bactéria que afeta o folículo piloso, a glândula sebácea e todo o tecido subcutâneo próximo. A principal característica de um furúnculo é a formação de um nódulo de coloração avermelhada que se apresenta bastante doloroso, quente e endurecido, contendo na parte central uma área amarelada (presença de pus). Seu tamanho varia de acordo com a profundidade dos tecidos que foram afetados. Geralmente é causado pela bactéria Staphylococcus aureus que é bastante comum, sendo encontrada na pele e no interior do nariz. 

Entretanto, também pode ser causado por outras bactérias ou fungos, também presentes na superfície da pele. Normalmente os furúnculos crescem em regiões que já foram acometidas por uma picada de inseto ou por alguma ferida, pois isso facilita a entrada da bactéria. Podem surgir em qualquer parte do corpo e podem aparecer vários ao mesmo tempo. Ocorrem com mais frequência nas regiões que apresentam pelos e estão expostas à umidade, atrito, pressão ou algo que obstrua os folículos pilosos. Surge, na maioria das vezes, no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Alguns fatores contribuem para o aparecimento dos furúnculos: doenças de pele como eczema ou acne; contato físico com alguém que esteja com furúnculo; obesidade; diabetes, pois dificulta a ação dos anticorpos contra a bactéria que provoca a infecção e a imunidade afetada, pelo fato de dificultar a reação do organismo às infecções.

O furúnculo pode começar apenas como um nódulo inchado, sensível e avermelhado, contudo, ao passar do tempo, pode parecer um balão cheio de água ou um cisto. A dor vai piorando de acordo com a quantidade de pus e tecido morto, aumentando ao ser drenado. Em muitos casos, o furúnculo drena sozinho. Além das características supramencionadas acerca do furúnculo, o paciente pode apresentar prurido (coceira), mal-estar, fadiga e até mesmo febre. É muito fácil identificar um furúnculo, mas é importante procurar um especialista para saber as medidas que devem ser tomadas para tratar a lesão. Um simples exame físico é suficiente para que o médico possa diagnosticar, porém se estiverem aparecendo furúnculos recorrentes ou ocorrer um quadro infeccioso associado à lesão, o especialista poderá encaminhar uma amostra do pus para análise laboratorial. Muitas bactérias se tornam resistentes a alguns tipos de antibióticos, portanto o exame é importante para determinar o antibiótico necessário para tratar a infecção.

Alguns furúnculos podem ser tratadas em casa com aplicação de compressas quentes que aliviam a dor e favorecem uma drenagem natural. É imprescindível manter o local da ferida limpo, evitando assim, complicações. Alguns furúnculos maiores necessitam de tratamentos específicos como incisão e drenagem e uso de antibióticos específicos (tópicos ou orais). Jamais deve-se espremer o furúnculo, pois na maioria dos casos ele rompe sozinho. Esse procedimento pode empurrar a infecção ainda mais para dentro da pele.
Algumas medidas são importantes para prevenir a ocorrência dos furúnculos: manter sempre a higiene corporal, evitar roupas muito justas que dificultem a evaporação do suor, manter as feridas cobertas por curativos, não compartilhar objetos pessoais dar preferência a sabonetes antibacterianos. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário