segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A GAGUEIRA


         A gagueira consiste em um distúrbio da fala, afetando a comunicação e a fluência. Esse distúrbio afeta a temporalização, ou seja, o tempo de execução dos sons, das frases, das palavras e sílabas. Na gagueira, alguns sons demoram para serem ditos. A fluência é a suavidade e facilidade com que os sons são produzidos. Estudos mostram que cerca de 5% da população mundial sofre com esse problema, podendo se tornar crônico dependendo dos fatores relacionados. Aproximadamente 1% da população tem gagueira crônica. Necessariamente, a gagueira se inicia na infância, podendo ou não, continuar na vida adulta.
Na atualidade, esse distúrbio é entendido pela ciência como algo causado por múltiplos fatores: genéticos, por condições médicas (doenças anteriores), fatores sociais e fatores psicológicos. Os fatores de risco para que um indivíduo desenvolva a gagueira são: atraso no desenvolvimento infantil, histórico familiar da doença, gagueira que persiste por 8 semanas ou mais e ser do sexo masculino. Vale ressaltar que nenhum desses fatores, sem a pré-disposição orgânica do indivíduo irá fazer com que a doença se desenvolva.
Dentre os sintomas estão: prolongamento dos sons, bloqueios sonoros, repetição de sons e sílabas, troca de palavras durante um diálogo, dificuldade em iniciar uma palavra, expressão ou frase, capacidade limitada para a comunicação e movimentos motores involuntários, como tensões faciais, tremores dos lábios, da mandíbula e piscar muito os olhos.
Normalmente o diagnóstico é feito através da contagem do número de rupturas na fala em um determinado período de tempo e outras observações. Há muitos tipos de tratamento para a gagueira. O tratamento deve ser compatível com a idade do paciente e os objetivos de comunicação específicos para cada caso. Alguns tratamentos são: uso de medicamentos específicos, grupos de apoio, uso de aparelhos eletrônicos, terapias de modificação da gagueira e promoção da fluência. Não há prevenção contra esse mal, porém é importante observar a não evolução do quadro, assim como sua remissão. Uma rápida detecção e uma intervenção precoce, permitem que a gagueira não se torne crônica.

A gagueira pode ser curada, se o tratamento for iniciado o mais rápido possível das manifestações, com chances de 98% a 100% de cura na infância. Quanto maior o tempo de espera, menores as possibilidades de cura. Indivíduos que sofrem de gagueira tendem a falar menos, o que pode interferir na vida profissional e pessoal, gerando frustrações e insatisfações. Por isso, fique atento aos sinais e sintomas e procure um médico o mais rápido possível. O especialista apto para diagnosticar a gagueira é o fonoaudiólogo. Estar preparado para a consulta pode facilitar a identificação da doença e otimizar o tempo.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário