segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

PÓLIPOS INTESTINAIS


Pólipos são pequenas protuberâncias presentes nas cavidades revestidas por mucosa. Eles podem aparecer em várias regiões, como útero, estômago, cavidade nasal e vesícula biliar. Quando ocorrem pólipos intestinais, aparecem com maior frequência no intestino grosso (cólon); sendo um tumor benigno que se desenvolve a partir de um crescimento anormal das células da mucosa do intestino. A maioria deles é benigna, porém, há casos em que há risco para se transformar em câncer. Os pólipos são bastante comuns, surgindo em mais de 30% da população adulta.

Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento desses pólipos; por exemplo: doenças inflamatórias intestinais, história familiar, idade acima de 40 anos, sedentarismo, tabagismo, etilismo, obesidade, dieta pobre em frutas e vegetais e rica em gorduras saturadas. Existem muitos tipos de pólipos intestinais, todavia há dois que prevalecem na maioria dos casos:

* Pólipos hiperplásicos: Pequenos, localizados normalmente na porção terminal do cólon. Apresentam um grau muito baixo de risco para se transformar em maligno, não requerendo tratamento, na maioria dos casos.
* Adenomas: Apresentam risco de se transformar em câncer, sendo uma pequena porcentagem (apenas 5%).


Nem sempre é possível diferenciá-los no exame de colonoscopia, devido a isso, muitos pólipos são retirados para serem melhor analisados na histopatologia (biópsia). No geral, pólipos com um tamanho superior a 0,5 cm são retirados para avaliação. A maior parte deles apresenta um tamanho pequeno, não causando nenhum sintoma; sendo então detectados, através de exames de triagem para câncer de cólon (colonoscopia). Pólipos grandes podem levar a uma obstrução intestinal devido ao impedimento da progressão das fezes. É importante que toda pessoa com 50 anos ou mais faça o rastreio para câncer de cólon. Indivíduos com parentes de primeiro grau com câncer de cólon devem iniciar essa investigação a partir dos 40 anos. O exame de escolha para diagnosticar pólipos intestinais e câncer de cólon é a colonoscopia (inserção de um endoscópico via anal). Além da visualização dos pólipos, ela permite também, sua retirada.

A melhor forma de prevenir o câncer de cólon é com a identificação precoce de pólipos adenomatosos e removendo-os antes de se transformarem em lesão maligna. Polipectomia é o nome da retirada dos pólipos. Esse procedimento é indolor e normalmente não provoca sangramentos.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário