segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

JOANETE


Essa é uma expressão popularmente conhecida que se caracteriza pela saliência óssea na articulação na base do hálux (dedão do pé), causando uma deformidade nesse osso. O joanete se forma quando o hálux fica em direção ao segundo dedo do pé; o que força a articulação a ficar de um tamanho maior, voltada para fora. Quando isso ocorre, a pele da região pode ficar avermelhada, sensível e dolorida. A principal causa desse problema consiste na pressão em que os sapatos exercem sobre os dedos, principalmente aqueles com pontas estreitas e de saltos altos. A elevação que os saltos provocam, desloca o peso do corpo para a frente, contribuindo assim, para essa deformidade.

Para a ocorrência do joanete, alguns fatores são considerados de risco, como: artrite reumatoide prévia, uso de sapatos menores que o pé, muito apertados, com pontas estreitas e de saltos altos, problemas no pé que são congênitos, como má formações, além da hereditariedade. Alguns sintomas são comuns à pessoas que sofrem desse problema: edema (inchaço), vermelhidão ou dor forte na região do dedão do pé; dedão virado na direção dos outros dedos; calo ossudo na região do dedão; dores nas articulações que se agravam com a pressão exercida pelos sapatos. Apesar do joanete nem sempre precisar de tratamento, é de suma importância procurar um especialista se apresentar algum sintoma. Ele pode identificar o problema examinado o pé do paciente, observando os movimentos e procurando sinais específicos da doença. Após essa avaliação, pode solicitar uma radiografia para análise da gravidade.


O tratamento pode ser realizado em casa através de cuidados simples, por exemplo: alterar os sapatos, optando por calçados mais confortáveis que dão mais espaço para os dedos; uso de palmilhas confortáveis; uso de talas para imobilização temporária para evitar a pressão; analgésicos para o controle da dor, além de compressas de gelo para amenizar a dor e a inflamação. Em casos mais graves de deformidade ou dor intensa, pode haver a necessidade de uma cirurgia para realinhar o dedo, removendo o calo. Esse processo é conhecido por bunionectomia. O sucesso do tratamento depende da idade, da gravidade e das atividades realizadas pelo paciente. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário