segunda-feira, 12 de setembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO ÚRICO PARA DIAGNÓSTICO DE GOTA


O ácido úrico é removido do nosso corpo por meio dos rins, excretado principalmente na urina. Quando o organismo produz elevadas quantidades dessa substância, ou não está excretando de forma adequada, pode ocorrer hiperuricemia. Quando está em níveis elevados no sangue, pode levar à ocorrência de gota (tipo de artrite que causa inflamação nas articulações), assim como, se depositar nos rins, o que provoca insuficiência renal ou a formação de cálculos renais. O exame de ácido úrico avalia a quantidade dessa substância no sangue. A dosagem pode ser feita para o diagnóstico de gota, como também para checagem de cálculo renal. Também serve para avaliar o sucesso de medicamentos que reduzem os níveis de ácido úrico sanguíneo, assim como, para acompanhar pacientes que fazem quimioterapia ou radioterapia; pois esses tratamentos levam à destruição das células cancerígenas, as quais podem liberar ácido úrico no sangue.

Para esse exame, há necessidade de pelo menos três horas de jejum antes da coleta sanguínea. Você deve comunicar ao médico os medicamentos que toma regularmente, pois há medicações que precisam ser suspensas para realização do exame. A interpretação do exame dependerá da razão pelo qual foi solicitado; daí a importância de conversar com o médico para sanar as dúvidas.

Os níveis de ácido úrico são medidos em miligramas (mg) por decilitros (dl) de sangue. Os valores normais podem variar de laboratório para laboratório. O médico avaliará os resultados segundo cada paciente e suas características.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário