segunda-feira, 5 de setembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

EXAMES IMPORTANTES PARA A AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA


Com o advento da tecnologia, os meios diagnósticos evoluíram bastante. Porém, muitas vezes, a população desconhece como são realizados alguns exames e quais suas indicações; deixando muitas vezes de realizá-los, por medo do desconhecido ou falta de informação necessária e precisa. Serão descritos em seguida, alguns exames comuns para a avaliação do coração. É importante lembrar, que para realização de qualquer exame, deve-se levar exames anteriores, se tiver, além da receita médica e solicitação para realização do novo exame.

Eletrocardiograma (ECG): Para realização desse exame, o paciente fica deitado em uma cama e são posicionados eletrodos (dispositivos colados na pele como adesivo ou por sucção) em sua região torácica e nos membros (tornozelos e punhos). O exame serve para avaliar a parte elétrica cardíaca, podendo identificar alterações e doenças. Ele fornece o ritmo, a frequência dos batimentos cardíacos, além do trajeto do impulso elétrico no coração. É um exame rápido e indolor.

Ecocardiograma transtorácico: O paciente fica deitado. Durante o exame, pode ser solicitado que mude sua posição, para uma melhor avaliação. Funciona como uma ultrassonografia. O aparelho de ultrassom é encostado na pele, sendo possível “desenhar” o coração na tela do computador. Esse exame serve para medir a velocidade do sangue e seu movimento, assim como os movimentos de contração e relaxamento do músculo cardíaco. Sendo, portanto, uma avaliação da anatomia cardíaca.

Ecocardiograma transesofágico: Segue o mesmo princípio do transtorácico, porém, é realizado com um aparelho parecido com o de endoscopia. O tubo vai pela boca até próximo ao estômago, para assim, ver o coração mais de perto. Geralmente é realizado com sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia, após se recuperar da sedação. Para realização, é preciso jejum de pelo menos 6 horas. É importante levar um acompanhante.

Teste ergométrico: É um teste de esforço, feito em esteira ou bicicleta ergométricas. Provoca esforço físico máximo, porém supervisionado. Durante o exame, é possível medir a pressão arterial e ler um eletrocardiograma. É usado para identificar arritmias e doenças coronarianas.

Cintilografia do miocárdio: Para sua realização, o paciente deve evitar alimentos como chocolate, café e chá, como algumas medicações, por pelo menos 48 horas antes do exame. Nele, o paciente recebe material radioativo para aderir ao músculo cardíaco. É injetado em repouso e durante esforço físico. Esse material, “pinta” as áreas com fluxo normal de sangue, deixando de pintar áreas com fluxo insuficiente. Mostrando assim, áreas de isquemia. É um exame que geralmente dura 6 horas.

Holter 24 horas: É um eletrocardiograma que dura 24 horas. São colocados eletrodos no tórax do paciente, conectados a uma caixa parecida com um toca-fitas. O paciente leva essa caixa e devolve ao término do exame. A rotina deve ser mantida, fazendo as atividades normais do dia-a-dia. Esse exame busca arritmias.

Mapa: Consiste em um aparelho parecido com o do Holter. Porém serve para medir a pressão arterial durante 24 horas. Também deve-se manter a rotina.

Cateterismo (cineangiocoronariografia): O paciente fica deitado em uma sala especial. São raspados os pelos pubianos e a área fica coberta com um material estéril para evitar infecções. É inserido na artéria femural, um cateter (tubo fino) que chega até o coração, onde é injetado contraste com iodo. Esse líquido “desenha” as coronárias por dentro, mostrando qualquer anormalidade no trajeto do sangue. Dura cerca de 1 hora e o paciente recebe alta após 4 a 6 horas do final do exame.

Estudo Eletrofisiológico: É semelhante ao cateterismo, porém com cateter diferente e sem uso de contraste. Serve para localizar e, se preciso, cauterizar focos de arritmias. Pode durar cerca de 2 a 3 horas. Pode ser realizado com sedação. O paciente geralmente recebe alta no dia seguinte ao exame.


Tomografia e ressonância do coração: São realizadas da mesma maneira que para outras partes do corpo. Esse exame permite avaliar as artérias coronárias, através do contraste com iodo e raios-X, no caso da tomografia, ou forma e função cardíaca, no caso de ambas. Na ressonância não é usado iodo ou radiação, porém não permite objetos de metal próximos a ela, o que limita o uso para alguns pacientes, como por exemplo, portadores de marcapasso.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário