segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

CONHEÇA MAIS SOBRE A CATAPORA


A catapora também é conhecida como varicela. É causada por vírus, podendo ser altamente contagiosa para quem nunca a teve ou para quem não recebeu a vacina. É uma das doenças mais comuns durante a infância. Caracteriza-se pelo surgimento de bolhas vermelhas sobre a pele, que se espalham por todo o corpo, causando muita coceira. O vírus causador é chamado de varicela-zóster, responsável também, pela herpes zóster nos adultos.

A catapora é facilmente transmitida de uma pessoa para outra, através de contato com o líquido das bolhas ou por meio de espirro e tosse. Até mesmo aqueles indivíduos que estão infectados, mas não apresentam sintomas da doença, podem transmiti-la. Essa doença leva de 10 a 21 dias para se manifestar, após o contágio. O vírus pode ser transmitido a partir de 1 ou 2 dias antes da doença surgir no corpo. Permanece contagiosa enquanto as bolhas encrostadas estiverem presentes.

As crianças são mais suscetíveis a apresentar essa doença, principalmente antes dos dez anos de idade. Costuma ser moderada, mas há casos em que ocorrem sérias complicações. Normalmente, adultos e crianças mais velhas, sofrem mais do que crianças pequenas. As crianças menores de um ano cujas mães não tiveram catapora nem foram vacinadas, podem ter uma versão mais grave da doença. Se expor ao vírus por meio de pessoas infectadas é o principal fator de risco. Uma vez a pessoa tendo apresentado catapora, a doença terá pequena chance de voltar a se manifestar. O mesmo acontece no caso da vacina: uma vez vacinado, muito pequena será a chance de contrair a doença.

A infecção dura entre 5 e 10 dias. Os primeiros sintomas surgem, geralmente, antes das erupções cutâneas. Alguns sintomas que podem surgir são: febre, coceira, mal-estar, perda do apetite, surgimento de bolhas vermelhas no corpo, dor de cabeça e dor de barriga. As bolhas surgem inicialmente no rosto, tronco e couro cabeludo e se proliferam a partir daí. Um ou dois dias depois, ficam acinzentadas e viram crostas. Frequentemente surgem na boca, vagina e pálpebras.

Para o tratamento, é importante manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença. Deve-se evitar levar a criança à escola ou creche, por ser uma doença altamente contagiosa. Em alguns casos, nem exige tratamento, desaparecendo sozinha. O médico pode prescrever apenas medicamentos para aliviar a coceira.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário