segunda-feira, 4 de outubro de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ FALA DORMINDO?

Provavelmente você já falou alguma vez ou já presenciou alguém falando durante o sono, não é? Essa é uma situação bastante comum. Estudos comprovam que mais de dois terços da população fala durante o sono. 

A ação de falar dormindo é conhecida como parassonia, na medicina do sono; é como se fossem situações que inconscientemente são desejadas ou planejadas e ocorrem durante o período do sono. Um tipo de parassonia é falar dormindo, chamada de soniloquência/soniloquismo. 

Especialistas mostram que essa situação não tem razão aparente. Se acredita que seja uma dissociação entre os estados de sono e vigília, considerada uma ação normal cerebral e totalmente benigna. Entretanto, há casos que a soniloquência pode estar associada a determinados fatores desencadeantes, como o estresse, a febre e/ou o abuso de substâncias. 

É de suma importância ressaltar que a soniloquência e o sonambulismo são parassonias distintas e não tem relação direta entre si, mesmo podendo ocorrer em diferentes fases de vida de um indivíduo.

Normalmente a fala durante o sono é rápida, podendo variar em diferentes graus de compreensão; o que pode ocorrer, é incomodar quem está dormindo ao lado da pessoa que está falando; mas não há necessidade de acordar ou interromper  quem fala. 

Para reduzir a frequência do soniloquismo, é recomendado reduzir a carga de estresse, assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir; pois interferem diretamente na qualidade do sono.

Enfermeira Rebeca Varela Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário