quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HEREGE E FACCIOSO 

Contrariar os princípios divinos é o papel do herege e faccioso, que distorce a doutrina cristã, mudando o sentido do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. 

A Palavra de Deus recomenda evitá-los, dizendo: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado” (Tito 3.10-11). Desviar-se dele é sensato; é um semeador de contendas e confusão.

Tais pessoas são orgulhosas e perturbadoras, e, “O orgulho perturba todos os seres, a começar pelo orgulhoso; a humildade tranquiliza a todos os seres, a começar pelo humilde” (P. Lacordaire). 
Jesus preveniu: “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que permanecer até ao fim será salvo” (Mateus 24.11-13).

Em nossos dias, esta palavra do Senhor Jesus Cristo se cumpre nos mínimos detalhes. Há de se lamentar, ver esses tipos dentro da Igreja do Senhor. Há em abundância, “mestres” introduzindo heresias no meio do povo de Deus. 

Paulo escreveu: “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices” (Romanos 16.17-18).

Pedro advertiu: “E Também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e por avareza, farão negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (II Pedro 2.1-3).

É perceptível o descrédito de muitas igrejas. Muitos pastores escandalizam “o caminho da verdade”, difundindo doutrinas e preceitos humanos, desprezando a santa Palavra de Deus.

Aos hereges e facciosos, somam-se os apóstatas; aqueles que negam o que antes professavam, migrando para o grupo dos que abandonam a fé. O grupo é crescente, cumprindo-se a palavra de Deus, de modo infalível. 

Aproxima-se o Grande Dia da vinda do Filho de Deus! Depois que Ele arrebatar a Sua igreja, se instalará o caos na terra. “Escapa-te por tua vida”. Ele te chama! (João 14.6).

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário