domingo, 17 de outubro de 2021

O NOVO QUE SE RENOVA 

Novo, segundo os *Dicionários da Língua Portuguesa, é aquilo que existe há pouco tempo; feito há pouco; acabado de ser feito; cujo caráter mudou; regenerado. 


Esta definição situa o cristão no que está escrito: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que vos criou”. (Colossenses 3.9-10).

Quando a Palavra de Deus se torna nossa regra de prática da fé cristã, somos transformação em novas criaturas. É uma mudança produzida pelo Espírito Santo, interpretada como regeneração, se optando pelo novo estilo de vida, em razão do novo nascimento sugerido por Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus [...] quem não nascer da água e do Espírito, não entrar no Reino de Deus” (João 3.3 e 5).

E, mais: “[...] se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo [...]” (II Coríntios 5.17-18). Por mais que pareça misterioso, isto é possível! O que parece impossível para o homem, não o é para Deus, pois, “Para Deus, nada é impossível”.

A mudança de caráter ou a regeneração torna o novo convertido em um novo homem, uma nova criatura; isto, porém, não basta; o Espírito Santo a produz em sua vida, “[...] pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3.5.b). 

O Espírito Santo revelou o milagre da renovação, dizendo: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andaste segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2.1-2). Tudo isto é possível em Cristo Jesus. Ele mesmo disse: “O espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6.63). O segredo de tudo está n’A palavra que eu vos disse.

Assim como “as misericórdias do Senhor são novas a cada manhã”, Deus quer os Seus filhos andando em novidade de vida, posto que gerados pela Palavra (Tiago 1.18). Amém!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário