terça-feira, 5 de outubro de 2021

RELATOS DE PERSEGUIÇÕES NA BÍBLIA 

A Bíblia Sagrada registra incontáveis períodos de perseguição, tanto ao povo de Israel como um todo, quanto a indivíduos no meio dele.

Listamos algumas neste espaço, - Antigo Testamento – como que em continuação ao artigo publicado neste último dia 18.

Desde a formação da nação israelita, (Gênesis 12) Deus cuida deste povo, como o Seu povo, às vezes lhe permitindo o sofrimento, até como forma de ensino/aprendizado; às vezes como proteção e livramento às artimanhas diabólicas.

A história dos patriarcas registra muitas perseguições, quer por inveja de seus inimigos gratuitos, quer por medo destes, ante as suas constantes vitórias em algumas batalhas, por mera pretensão de destruí-los, embora, sem sucesso, posto que com eles o “braço forte” de Deus lhes servia de amparo, proteção e refúgio.

Moisés foi alvo de perseguições, mas não cedeu. A sua intimidade com Deus, o fez forte o suficiente, para resistir quantos se levantaram contra ele. Soma-se a esse grande Legislador, a grande líder Josué, cuja história está pontilhada de sucesso, porque Deus era com ele.

Os profetas de Deus sofriam perseguições com frequência. Eram porta-vozes das verdades divinas, que as anunciava com autoridade e isenção, mesmo que ferissem os “brios” de líderes arrogantes e pecadores, uma vez denunciados se tornavam seus perseguidores. O profeta Elias foi um destes; perseguido pelo rei Acabe e sua mulher, a ímpia Jezabel, manteve-se fiel a Deus em todo tempo. (I Reis 18.10 até 19.2).

O profeta Jeremias, acusado injustamente, de ser um traidor, por profetizar contra a queda de Jerusalém, foi lançado na prisão pelo rei Zedequias, depois, levado a uma cisterna com lama e salvo por Deus, através de Ebede-Meleque, seu amigo. Ele não cedeu, antes, foi fiel ao seu ministério.

Quem não se lembra de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Pela sua fidelidade aos ensinos de Deus, não se curvaram ante as imagens de escultura; foram lançados na fornalha de fogo ardente, sete vezes mais aquecida, mas não negaram a fé em Deus. Neste ato Deus foi visto com eles dentro da fornalha; suas roupas e cabelos não sofreram quaisquer danos. Ora, o Senhor tem domínio até sobre o fogo (Salmo 29.7).

Sofrimentos marcaram e marcam a vida de muitos servos de Deus, em todo tempo. O que encanta ao leitor da Bíblia, é que jamais barraram o crescimento da obra de Deus através dos seus escolhidos. Confiar em Deus é preciso!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho







Nenhum comentário:

Postar um comentário