domingo, 31 de outubro de 2021

 ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga Zeza Oliveira de Mipibu/RN


O amigo e irmão Salviano Henrique de Natal/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



sábado, 30 de outubro de 2021

 ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão José I. S. Ribeiro de Mipibu/RN

A amiga e irmã Jéssica Elaine de Mipibu/RN

O amigo José Avelino Filho de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Sentimento de injustiça e impotência deixa a população desiludida e com medo

A população tem feito reiteradas manifestações contra as cortes superiores

Sede do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/SCO/Dorivan Marinho

A justiça é uma referência para o ser humano em muitos aspectos da vida. Não se trata apenas de um código, de livros ou de uma Constituição Federal como a nossa; antes, é um conceito amplo, regido por padrões éticos e morais que alimentam, aí sim, a produção de conhecimento jurídico, o qual materializa a visão de mundo de um povo.

Quando a justiça deixa de existir ou passa a existir de modo falho, consequentemente o povo que depende dela para nortear as suas ações também sofre. Vemos isso, por exemplo, em regiões onde a corrupção domina a vida pública e onde a criminalidade existe de tal modo que as forças de segurança não são capazes de proteger a população.

O que a população sente nessas situações é um profundo sentimento de injustiça e impotência. O cidadão que se vê injustiçado por, por exemplo, não ver seus direitos garantidos pelas autoridades torna-se alguém desacreditado em sua própria sociedade e em seus governantes.

A INJUSTIÇA NO BRASIL
Em nosso país, infelizmente o sentimento de injustiça tem sido traduzido pela população por meio de reiteradas manifestações contra as cortes superiores, sobretudo contra ministros do Supremo Tribunal Federal. O povo tem feito protestos não só pelas redes sociais, o principal meio de comunicação popular atualmente, mas também nas ruas.

Isso é muito triste porque, em vez de sentir indignação, angústia e medo, a população deveria enxergar nos seus juízes verdadeiras fontes de segurança, estabilidade e equilíbrio social. Mas, no Brasil atual, a impressão que temos é a de que está acontecendo justamente o contrário. O povo sente indignação e até medo!

Essa opinião não é só minha. Ela é compartilhada por juristas renomados que dispensam comentários, assim como por analistas políticos e por intelectuais. No tocante a mim, interpreto a situação pelas lentes da psicologia social, e ela me diz que grupos populacionais que se sentem coletivamente desamparados se tornam mais suscetíveis a uma dessas duas reações: desordem generalizada ou servidão total.

A desordem, neste caso, é quando o povo se volta contra os seus governantes e autoridades em geral. É o caos. Estamos vendo um pequeno exemplo disso em protestos pelo mundo contra medidas restritivas aplicadas em nome da pandemia.

No segundo caso, a servidão total é quando o povo se vê completamente impotente diante da situação, a ponto de se “entregar” à tirania e às injustiças. É o momento em que a opressão das autoridades públicas se torna tão insuportável que a impressão popular é a de que ceder é a melhor e única opção.

Devemos, portanto, ficar em alerta quanto aos sinais que estamos vendo surgir no Brasil. A sensação generalizada de injustiça e tirania – partindo das mais altas cortes e provocando angustia e medo em boa parte da população – não é algo que deva ser visto como normal. Muito pelo contrário; é algo para ser discutido e encarado como um grave problema de possível adoecimento da nossa democracia.

Marisa Lobo possui graduação em Psicologia, é pós-graduada em Filosofia de Direitos Humanos e em Saúde Mental e tem habilitação para Magistério Superior.

Fonte: pleno.news/



 ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão Alan Angelo de Mipibu/RN

O amigo Alison Jhonny de Mipibu/RN

A amiga Andréa Kisya de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




quinta-feira, 28 de outubro de 2021

 ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão Eder Bonifacio de Mipibu/RN

A amiga e irmã Graças Freire de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HEREGE E FACCIOSO 

Contrariar os princípios divinos é o papel do herege e faccioso, que distorce a doutrina cristã, mudando o sentido do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. 

A Palavra de Deus recomenda evitá-los, dizendo: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado” (Tito 3.10-11). Desviar-se dele é sensato; é um semeador de contendas e confusão.

Tais pessoas são orgulhosas e perturbadoras, e, “O orgulho perturba todos os seres, a começar pelo orgulhoso; a humildade tranquiliza a todos os seres, a começar pelo humilde” (P. Lacordaire). 
Jesus preveniu: “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que permanecer até ao fim será salvo” (Mateus 24.11-13).

Em nossos dias, esta palavra do Senhor Jesus Cristo se cumpre nos mínimos detalhes. Há de se lamentar, ver esses tipos dentro da Igreja do Senhor. Há em abundância, “mestres” introduzindo heresias no meio do povo de Deus. 

Paulo escreveu: “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices” (Romanos 16.17-18).

Pedro advertiu: “E Também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e por avareza, farão negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (II Pedro 2.1-3).

É perceptível o descrédito de muitas igrejas. Muitos pastores escandalizam “o caminho da verdade”, difundindo doutrinas e preceitos humanos, desprezando a santa Palavra de Deus.

Aos hereges e facciosos, somam-se os apóstatas; aqueles que negam o que antes professavam, migrando para o grupo dos que abandonam a fé. O grupo é crescente, cumprindo-se a palavra de Deus, de modo infalível. 

Aproxima-se o Grande Dia da vinda do Filho de Deus! Depois que Ele arrebatar a Sua igreja, se instalará o caos na terra. “Escapa-te por tua vida”. Ele te chama! (João 14.6).

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




 ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Flavineide Paiva de Mipibu/RN

O amigo e irmão Felipe Monte de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.