terça-feira, 25 de julho de 2023

 Você tem sido um falso profeta?

Recentemente falei com vocês sobre ser a diferença entre sermos usados e aprovados por Deus. Um caráter aprovado é algo que requer profundidade e obediência. A aprovação vem por meio de uma real devoção.

Como reconhecer

Usei nesse texto passado a jumenta de Balaão como exemplo de que Deus usa o que Ele preferir e achar cabível para o momento. Isso não diz muito sobre aquilo que Ele está usando, mas revela muito sobre Deus.

Ainda na história de Balaão, quero te lembrar como ele próprio era chamado. Na Bíblia ele é reconhecido como um falso profeta. Ainda que não haja um versículo que o chame claramente disso, existem passagens nas quais podemos entender essa caracterização. Em 2 Pedro 2:15, onde vemos o seguinte trecho:

 

“Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça.”

Ou também em Judas 1:11:

“Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.”

Quando lemos isso, é normal nos perguntarmos sobre as revelações que ele fazia, sobre as palavras reais que ele levava ao povo e se cumpriam. Se por vezes ele comunicava palavras reais, como ele poderia ser um falso profeta?

Simples, porque Ele era usado por Deus, mas seu coração tinha outras ambições. As palavras que ele dizia, quando vindas de Deus, traziam esperança. Mas o que vinha diretamente dele não era bom.

O que vem do coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23

A Bíblia traz em diversas passagens sobre como o Senhor olha o coração e conhece o que está em seu íntimo, o que realmente te move.

Em Números 24, por exemplo, Balaão entrega a profecia acerca de um poderoso Rei que viria. Essa profecia é cumprida anos depois em Jesus Cristo, que veio ao mundo acima de todo e qualquer rei que já teriam conhecido.

 

Mas mesmo que ele entregasse palavras que se cumpriam, suas ambições eram egoístas e a motivação do seu coração não estava voltada para Deus e Suas promessas, mas naquilo que ele poderia receber através do que falava ao povo. O que determinava que ele era um falso profeta era aquilo que estimulava seu coração.

Ainda no livro de Números, a partir do capítulo 22, o rei Balaque contrata Balaão para amaldiçoar o povo de Israel. Mesmo diante da repreensão de Deus para que o profeta não fizesse isso, ele se uniu ao rei de forma egoísta, visando o dinheiro e os benefícios recebidos através daquela contratação. Ele não mais fazia por amor a Deus e à Sua palavra, o coração dele estava voltado para a recompensa material.

Desconhecidos por Deus

“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’. Então Eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de Mim vocês, que praticam o mal!”

Mateus 7:22,23

Se seu coração estiver voltado para seus desejos e ambições egoístas, não importa o que sua boca disser. Mesmo que Deus te use para levar alguma palavra específica, isso edificará alguém pela voz de Deus, mas sua própria voz continuará sendo pedra de tropeço.

A boca de Balaão amaldiçoava o povo, mesmo que por vezes suas ações fossem usadas para trazer profecias. Como o povo poderia se livrar desses falsos direcionamentos? Buscando discernimento em Deus, não em respostas de homens.

Eu sempre peço a Deus para que, se Ele desejar me usar para algo específico, que ao passar a mensagem essa palavra mude algo em mim também. E é assim que eu busco constantemente aprovação do Senhor. Quero que Ele tenha liberdade para me usar, mas também quero ter sabedoria e discernimento para ser aprovada através disso.

Minha oração a você nesse momento é que seu coração esteja totalmente voltado a Deus e a Sua palavra. Que seu real desejo seja por viver essa verdade dia após dia de forma completa e profunda. E que seu coração tenha sabedoria e discernimento para ser guiado apenas por Ele.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário