segunda-feira, 5 de outubro de 2020

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA


OSTEOMIELITE 


É um quadro caracterizado por uma infecção que afeta os ossos, geralmente causado por bactérias, fungos ou vírus. Essa infecção pode ser local ou pode se difundir através da corrente sanguínea, afetando assim, outras partes do corpo. Afeta crianças, na maioria das vezes, nas pernas ou braços, e os adultos, frequentemente nos ossos do quadril, coluna e dos pés. É importante que o tratamento seja realizado o mais breve possível e de forma correta. 
Ele pode ser feito com uso de antibióticos para combater a infecção ou pode ser realizada a cirurgia para drenagem da área afetada, assim como pode-se remover as partes infectadas do osso. A amputação só é realizada se ocorrer a morte do osso (o tratamento não tem sucesso e a infecção se agrava, impedindo a circulação). 
A osteomielite pode ser classificada em aguda (dura cerca de 4 semanas) ou crônica (se desenvolve por mais de 6 semanas). Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento da osteomielite: lesão recente, cirurgia ortopédica, doenças que afetam a circulação sanguínea, condições que afetam o sistema imunológico e drogas ilícitas. 
Os sintomas mais comuns incluem febre, calafrios, dores ósseas, edema e vermelhidão local. O diagnóstico pode ser dado através do exame de sangue, radiografia, tomografia, ressonância ou biópsia óssea para identificar o micro-organismo causador da infecção. Consulte um médico caso apresente dor óssea associada à febre. Só ele pode dar um diagnóstico preciso e realizar o tratamento adequado. 
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


Nenhum comentário:

Postar um comentário