terça-feira, 6 de outubro de 2020

AS CORES DO MAR VERMELHO

Não é incongruência, é realidade, “As cores do Mar Vermelho”. Falaremos um pouco de suas cores, uma obra das mãos de Deus de valor inusitado.

O Mar Vermelho é um dos mares mais salgados do planeta. É profundo, de clima ideal, cujas temperaturas médias são de 20ºC; chove apenas 8 a 10 dias durante o ano, quando caem cerca de 20 mm de água. A temperatura do Mar varia entre 20º e 25ºC.

Um dos maiores feitos de Deus, relacionado ao Mar Vermelho: O dividiu ao meio criando entre as duas partes, uma passagem em terra seca, para Israel, o Seu povo passar a pé enxuto, na saída do Egito, em demanda a Canaã, terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas da história dos judeus, libertando-o do jugo da escravidão egípcia.

A extensão do Mar Vermelho é de 2.000 Km de comprimento; e, é cercado, de um lado, a impressionante barreira de Hedjaz e Asir na Arábia Saudita e, do outro, pelos desertos do Sinai e se estende do estreito de Ácaba, até Bab al-Mandab, também chamado de a Porta das Lamentações, uma passagem estreita que separa o golfo de Áden do Chipre da África.
A história das Suas cores:

Os Egípcios buscavam ouro e marfim dos misteriosos países do Ponto, e o chamavam de o Grande Verde.
A Bíblia Sagrada o chama de Mar de Juncos e Mar das Canas.
Os Romanos, que o viam mais sombrio, o batizaram de Eritreu.
Os Árabes o denominavam Mar de Coral.

O Escritor Francês Gustav Flaubert, conciliou todas essas impressões: Quanto à superfície do mar, todas as cores possíveis aí se combinaram, se alternaram e se degradaram umas nas outras, mesclando-se todas, desde o chocolate até a ametista, desde o rosa até o lápis-lazúli e o verde mais pálido. É incrível.

Os cientistas diriam: O Mar Vermelho tem esse nome por causa de uma alga, que fica avermelhada quando morre. (Fonte: Guia Ilustrado do Mundo, (2002) publicada por Reader’s Digest Brasil, pág. 118).

O Mar Vermelho separava o homem de Canaã: O pecado o separa de Deus.
Jesus o reaproxima do Pai, libertando do pecado, e se ofereceu como preço de redenção. Morreu, ressuscitou e ascendeu ao Céu. Está à destra de Deus, onde intercede por nós. Estas são obras das mãos de Deus. Creia!


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário