quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O AMOR DE DEUS NA NOVA VIDA 

A manifestação do amor de Deus à vida do cristão o leva a amar; isto é uma marca do seu novo nascimento. Ora, a Escritura diz: “Quem está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).


A partir desta nova fase, manifestam-se as mudanças que se notabilizam com estas características:

>O homem em suas transgressões pode dizer-se conhecedor de Jesus, até amá-lo; porém, somente depois da sua conversão ao Senhor, Ele O amará como o Filho de Deus, o Senhor e Salvador Jesus. “[...] Mestre, tu és o Filho de Deus, tu é o Rei de Israel” (João 1.49).

>Vivendo em delitos e pecados, o homem pode dizer-se amante da Bíblia; mas, somente após a sua conversão ao evangelho, ele manifesta seu apego, seu amor, como a Palavra de Deus. “[...] tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus [...]” (I Tessalonicenses 2.13).

>Após o novo nascimento, aqueles convertidos ao evangelho de Cristo, passam a amar os outros. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (I João 3.14).

>Após a conversão do homem pecador, não remido, ele passa a amar mais.
>Amar a vida pura. “[...] se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (I João 2.15).

>Amar a falar da palavra de Deus. “Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, [...]” (Efésios 5.19).

>Amar a Seus semelhantes, rogando a Deus pela sua conversão. “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a deus a favor deles são para que seja salvos” (Romanos 10.1).

>Amar, até a seus inimigos. É duro e difícil, mas é mandamento do Senhor; Ele o torna possível. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem; fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5.44).

Isto se dá, após a lavagem da regeneração e renovação realizada no homem, pelo Espírito Santo; isto está dito em Tito 3.5. Se já provamos do amor de Deus, vivamos como Ele nos ensina.


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário