segunda-feira, 30 de março de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CERATOCONE?


O ceratocone consiste em uma condição de saúde que provoca uma deformidade progressiva na curvatura da córnea (estrutura transparente que faz o revestimento da parte anterior dos nossos olhos), levando a um afinamento em forme de cone. 

A córnea fica localizada na parte anterior do globo ocular, compondo a parte fibrosa do olho; tem como principais funções proteger o resto do olho contra poeira, germes e materiais irritantes ou nocivos e agir como lente mais externa do olho, dobrando a luz recebida internamente e direcionando-a para a retina (camada membranosa de células sensíveis à luz). 

Ao passo que a córnea vai afinando, há uma perda de acuidade visual, ou seja, clareza da visão do paciente. Essa perda pode ser moderada ou grave, isso dependerá da quantidade de tecido que é afetado. A doença geralmente surge na adolescência, podendo haver progressão gradual até os 30 anos de idade. O agravamento dessa condição pode levar a problemas como astigmatismo e miopia (outros problemas de visão), provocando sintomas como uma visão distorcida e embaçada, causando dificuldade em realizar tarefas simples como dirigir ou ler. 

O ceratocone apresenta quatro fases de evolução: Inicial (sintomas leves corrigidos com o uso de óculos), fase II (o uso dos óculos não é suficiente; há astigmatismo elevado, afinamento e saliência corneana e o paciente só consegue manter a acuidade visual se o astigmatismo for corrigido com o uso das lentes de contato rígidas), fase III (córnea proeminente, saliente e irregular; já se encontra bem comprometida. 

Nessa fase, pode ser preciso a adaptação de uma lente de contato gelatinosa por baixo para proteger a córnea, e uma lente de contato rígida por cima para corrigir o grau) e fase IV (a lente não para mais no olho ou a córnea se torna opaca, provocando deficiência na visão; nesses casos é indicado o transplante de córnea). Especialistas acreditam que essa doença ocorre por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. 

Os fatores de risco para alguém desenvolver o ceratocone são histórico familiar da doença, coçar muito os olhos e com muita frequência e ter algumas condições prévias de saúde como retinite pigmentosa, rinite alérgica, asma e Síndrome de Down. O ceratocone normalmente afeta os dois olhos, mas a condição pode ser diferente em cada olho, assim como os sintomas. 

No estágio inicial, os sintomas que podem surgir são desfoque na visão, visão levemente distorcida em que linhas retas parecem onduladas ou dobradas e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz). Para o diagnóstico, o médico irá revisar seu histórico médico e familiar e realizará o exame refratométrico (medida do grau do óculos), assim como a ceratometria (medida da curvatura corneana), por isso é de suma importância procurar um oftalmologista se sua visão estiver piorando rapidamente; o diagnóstico precoce é a chave do tratamento de sucesso.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário