terça-feira, 10 de março de 2020


Ansiedade: O conselho de Jesus Cristo para enfrentar o mal do século
Lembre-se que o futuro pertence somente a Deus.



O psiquiatra cristão Augusto Cury, famoso por seus livros e palestras, afirmar que a ansiedade é o mal do século. Essa é uma verdade incontestável, já que vivemos tempos em que as doenças psicossomáticas têm dominado a mente humana.
Apesar de termos nos desenvolvido tanto em diversas áreas, pouco sabemos sobre nossa mente, desdenhamos daquilo que deveríamos ter maior atenção. Negligenciamos o cuidado com o “eu”.
Gerge Muller, evangelista e missionário inglês, afirma que “o começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade”. Ele tinha uma grande fé na providência divina.
O próprio Jesus Cristo compartilhava desta mesma visão. Na análise que faz sobre ansiedade, no capítulo 6 de Mateus, dos versículos 25 ao 34, o Mestre admite que a pouca fé era uma das principais causas desta doença.
E frequentemente a ansiedade causa inação. A pessoa se vê paralisada por estar ansiosa por aquilo que não está ao seu alcance fazer, o que impede de fazer aquilo que está. São preocupações demasiadas que atrapalham o dia a dia.
Não estou falando sobre procrastinação, que é um hábito negativo causado por outros fatores, mas sobre um problema psicológico ainda mais grave. Uma doença que força leva a preocupação excessiva.

Sofrer com antecedência, antecipando problemas que muitas vezes podem nem acontecer, faz com que você perca oportunidades. Apenas se concentre em fazer aquilo que pode ser feito.

Lembre-se que o futuro pertence somente a Deus. Apesar de todo o planejamento que possamos fazer – e isso é saudável! – o único que conhece o futuro é o Senhor, que pode nos dar aquilo que desejamos (Jeremias 29.11).

E, por isso, Jesus nos ensina que não devemos ter preocupações demasiadas quanto as nossas necessidades cotidianas (Mateus 6.25-32). Precisamos dar prioridade a Deus e aos novos dias que o Ele nos concede.

Como disse o salmista: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” (Salmos 118.24).

Se existe alguma preocupação que está te trazendo ansiedade, aconselho que ore a respeito disso. “Lançando sobre ele [Deus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5.7).

Olhe para as oportunidades que o Senhor te dá e passe a aproveitá-las, ao invés de ficar lamentando por situações que não estão ao teu alcance resolver. Livre-se de toda a ansiedade aprendendo a viver em completa dependência.
“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças.” (Sêneca)

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário