segunda-feira, 23 de março de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

SAIBA MAIS SOBRE O ALZHEIMER



O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa um declínio das funções intelectuais do indivíduo; isso reduz a capacidade de relação social e trabalho, além de interferir diretamente na personalidade e no comportamento. A princípio, o paciente perde a memória recente, esquecendo de coisas simples como a última refeição de acabou de fazer, porém é capaz de lembrar-se de acontecimentos do passado. À medida que o quadro evolui, a doença causa um grande impacto no dia-a-dia do paciente, afetando sua capacidade de aprendizado, orientação, compreensão, atenção e linguagem; ficando assim, dependente dos outros para várias atividades, até mesmo para alimentação e higiene pessoal. Sua causa ainda é desconhecida.

Essa doença geralmente afeta pessoas de idade mais avançada, porém existem casos registrados em pessoas jovens. Os portadores dessa patologia necessitam de assistência durante todo o dia, mesmo com uma aparência saudável; a doença evolui de forma rápida. É preciso estar atento aos sintomas mais comuns, como os distúrbios de comportamento e perda de memória, que muitas vezes, são associados ao envelhecimento. O acompanhamento médico é de suma importância para a identificação correta da existência da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece alguns medicamentos utilizados para o tratamento do Alzheimer. Esses medicamentos não impedem a evolução da doença, pois ela não tem cura; eles apenas amenizam ou retardam os efeitos causados.

O Alzheimer ainda não possui forma de prevenção, porém é importante manter a cabeça ativa e uma boa vida social. Isso retarda a manifestação da doença. Algumas atividades são recomendadas para estimular a memória, como leitura constante, jogos inteligentes e participação em atividades em grupo.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário