quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A UNIÃO DO SALVO COM O SEU SALVADOR 

Os sinais da união do salvo com o seu Salvador se manifestam através de uma vida comportamental de afinidade com a Sua palavra. Faço chegar ao alcance de quem interessar passa algumas regras divinas reveladas pelo Senhor Jesus que nos conduz a essa união. Disse Jesus: “Estai em mim e eu em vós: Como a vara de se mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.4-7).

Diante desta afirmação, nos cabe procurar andar em novidade de vida, como recomenda a palavra, e para tanto, precisamos aprender o que dela emana. Eis aqui algumas afirmativas que se aplicam ao coração dos remidos do Senhor, estabelecendo a união da sua alma com o Seu redentor, que inclui, necessariamente:

1 - A conversão, é o ato pelo qual o pecador arrependido dos seus pecados, volta-se para Deus de todo o seu coração, iniciando uma vida de santificação e temor a Deus; a conversão compreende: (a) - o arrependimento e, (b) - a fé; isto é possível em razão do sacrifício expiatório de Cristo, realizado uma única vez no Calvário por nossos pecados.

2 - A regeneração é o ato de Deus pelo qual nós passamos a ter domínio sobre as nossas ações, repudiando o pecado. 

3 - O cristão consciente dessa união com o Seu Salvador se esforça para mantê-la, porque é uma doutrina fundamental que nos trás consolação, consoante disse O Rei Jesus orando ao Pai: “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, p és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tua me enviaste” (João 17.20-21). 

4 - A união conduz a alma ao primeiro exercício santo da verdade do salvo em sua caminhada com Deus, em razão da fé no Filho de Deus, e, é a confirmação do compromisso entre os membros e a cabeça do Corpo, como lemos: “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo [...]?” (I Coríntios 6.15). Mantenhamos-nos, pois, unidos com o Senhor!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário