terça-feira, 23 de maio de 2023

SABEDORIA, UM ABSTRATO PERSEPTÍVEL 

Falar sobre a Sabedoria não fácil; é um tema inusitado, porque desconhecido e extraordinário, não obstante, ser perceptível quando personificada. Não sou louco em trazer a tona um assunto tão profundo. Porém, nesta madrugada, tive o privilégio da inspiração para fazê-lo, para que alguém tenha conhecimento da sua trajetória. Eis aqui o seu clamor:

“A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens [...] Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade”. (Provérbios 8.4 e 6).

Antes de apresentar o período de tempo em que a sabedoria opera, quero trazer uma revelação maravilhosa sobre uma obra especial de Deus: “Mas vós sois Dele, (de Deus) em Cristo Jesus, o qual para vós foi feito por Deus SABEDORIA, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1.29-31). Não é fantástico? 

Atentemos para os “quando” da existência da sabedoria:
“O Senhor me possuiu no princípio de Seus caminhos, desde então, e antes de Suas obras; Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra”.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada,
Quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda Ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

Quando Ele preparava os céus, aí estava eu;
Quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima;
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassem o seu mando;
Quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com Ele, e era seu Arquiteto [...]. Regozijando-me no Seu mundo habitável, enchendo-me de prazer com os filhos dos homens” (Provérbios 8.22-31). 

Presentes: O passado longínquo da criação, a presciência divina e a mais maravilhosa de todas: A SABEDORIA, personificada em JESUS CRISTO. Um projeto arquitetado no céu e concretizado na terra. “Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus [...] Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cerarei, e ele comigo” (Apocalipse 3.14 e 20). Abra-Lhe a porta, o seu coração; seja um vencedor!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário