quinta-feira, 27 de agosto de 2015




CONHECENDO E DESENVOLVENDO UM CARÁTER CRISTÃO


caráter
Hoje vou falar um pouco sobre caráter, o que é o caráter, e como desenvolver um caráter Cristão.

O QUE  É CARÁTER?

Segundo o significados.com.br:
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
Bom dando uma definição mais pessoal, o caráter define o que realmente somos. Nosso caráter não nasce da noite para o dia, ele vai sendo formado.
Seus pais quando diziam o que era certo ou errado para você, estavam ajudando a formar o seu caráter.
Junte os conselhos de seus pais, suas experiências de vida, suas amizades e os ambientes que você viveu ou vive. Pronto temos seu caráter. Que define quem você é.
Um caráter pode ser mudado? Claro que pode, como barco pode mudar de rota assim alguém com força de vontade, que busca mudança pode encontrar um novo caminho.
Mas à caráter que não muda mesmo estando aparentemente transformado.
Vemos o exemplo de Judas Iscariotes, estava com Jesus era discípulo do mestre, estava acima de qualquer suspeita. Mas o seu caráter não havia sido transformado. O dinheiro falava mais alto em sua vida. (Mateus 26:14-16)
Agora que sabemos um pouco sobre caráter, vamos conhecer mais sobre o caráter Cristão.

O CARÁTER CRISTÃO

O caráter Cristão nada mais é do que buscar o caráter de Jesus Cristo. Desenvolver um caráter baseado nos passos de Cristo, no que ele ensinou.
Isso nos encontramos através do trabalho da Palavra de Deus e do Espirito Santo em nossas vidas, que molda em nós um novo ser, uma nova criatura, dai vem o nascer de novo em Jesus.
E ao nascer de novo você encontrara os Frutos do Espirito que  são as virtudes do caráter de Jesus.
Gálatas 5:25 fala sobre os frutos do Espirito leia comigo:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
A partir do momento que você aceita a Jesus e passa a crer em Cristo, você recebe uma nova vida. Que passa a destacar as virtudes de Cristo, como amor, a paz e a temperança.
Não são poucos os testemunhos de pessoas que foram completamente transformadas, ao conhecerem o evangelho. E toda essa mudança ocorre porque a pessoa passa a ter um caráter Cristão ou seja moldado nos caminhos de Jesus Cristo.

CARÁTER GERA FRUTOS

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Mateus 7:18-20

Uma arvore má, ou seja um caráter mal, pode até tentar disfarça bons frutos, porém cedo ou tarde será descoberto.
Agora aquele que deixou Jesus modificar seu caráter por meio do Espirito Santo, geram bons frutos. Que frutificam e abençoa vidas por muito tempo.
Temos vários exemplos de homens de Deus, que tiveram seu caráter moldado por Cristo. E geraram muitos frutos que abençoam e edificam vidas até hoje.
Um desses exemplos foi John Wesley, que através de seu ministério, frutificou bons frutos que até hoje transformam e abençoam vidas. Já escrevi sobre ele aqui no blog, não deixe ler: O que John Wesley pode nos ensinar sobre oração

COMO TER UM CARÁTER CRISTÃO

carater-cristão
Jesus disse que devemos ser sal e luz nesse mundo. Fazer a diferença.
Mais para fazer a diferença precisamos de um caráter integro. E ele só vem através do contato com o Espírito Santo que tem poder de nos consolar instruir e guiar.
E necessário cultivarmos uma vida que deseja fazer a diferença que deseja os conselhos da parte do espírito.
Max Lucado disse: Quanto mais permitirmos que Deus nos modifique, maior será a nossa alegria.
Então a cada dia pesa a Deus a mudança e permita a mudança em sua vida.
Pois o amor, paz, fé e temperança só pode gerar uma coisa em nossas vidas, alegria e alegria verdadeira.
Lembre-se amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. São esses os frutos do espirito, que revelam um caráter Cristão.
Separei para você alguns outros textos que falam especificamente sobre alguns frutos do espírito:
Sobre amor:
Sobre paz:
Sobre fé:
Num mundo de valores invertidos, deseje um caráter que faça diferença, um caráter genuinamente Cristão.
Deixe nos comentários as suas ideias sobre caráter Cristão, quero saber seus pensamentos sobre esse assunto.
Fique na paz de Cristo!
Fonte: http://evangelicoblog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário