segunda-feira, 16 de agosto de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O ASTIGMATISMO

O astigmatismo consiste em um distúrbio oftalmológico; um tipo de grau provocado por uma alteração na curvatura da córnea. 

Nossa córnea funciona como uma espécie de lupa que auxilia a focar as imagens, entretanto quando sua curvatura é abaulada, provoca uma imagem desfocada podendo ser muito ou pouco distorcida; ou seja, de acordo com o grau do astigmatismo. Um indivíduo pode já nascer com essa condição, mas também pode desenvolvê-la ao longo dos anos. O astigmatismo comumente ocorre associado à miopia ou à hipermetropia, podendo ser diagnosticado de maneira simples em um exame de vista. 

O principal sintoma causado pelo astigmatismo é algum grau de embaçamento da visão em qualquer distância. Outros sintomas associados são dores de cabeça, tensão ocular, irritação dos olhos e até estrabismo. É bastante comum a pessoa sentir desconforto com esforço visual prolongado. 

As duas principais causas desse problema (presente desde o nascimento ou desenvolvida ao longo da vida), são fatores genéticos que modulam a curvatura da córnea ou que levem a irregularidades da córnea com a presença do astigmatismo. Como principais doenças estão as cicatrizes por traumas e o ceratocone; ambos podem provocar o astigmatismo regular ou irregular. 

No caso do regular, os óculos podem corrigir a visão, contudo no irregular, os óculos não funcionam de forma tão eficaz, podendo ser necessário o uso de lentes de contato especiais e em alguns casos, até ser preciso um procedimento cirúrgico. Sendo assim, é de suma importância que, desde muito cedo, as crianças façam consultas regulares ao médico oftalmologista e sejam submetidas a exames de vista; dessa forma, serão evitados problemas de visão o quanto antes.

 
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário