quinta-feira, 19 de agosto de 2021

JULGAMENTOS BÍBLICOS

Julgamentos Bíblicos é um tema pouco disseminado, mas toda humanidade será alcançada por algum dos tipos apresentados neste espaço, como que por amostragem.

I - O julgamento do Pecado. Este tipo custou a vida de Jesus Cristo, que se deixou imolar na cruz do Calvário, para nos livrar da condenação eterna: “Levando Ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (I Pedro 2.24). “[...] Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito” (I Pedro 3.18).

II - O Julgamento da Igreja. Calma! Não se apresse; sabemos que Jesus assegurou que nós não entraremos no juízo condenatório, porque já passamos da morte pra a vida (João 5.24 e Apocalipse 20.12). Confira: “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então cada um receberá de Deus o louvor” (I Coríntios 4.5). 

III - O Julgamento dos Judeus. “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguiste, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentará no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19.28).

IV - O Julgamento das Nações Vivas. “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante Dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas”. Concluindo Jesus diz: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna” (Mateus 25.31-32 e 46).

V - O Julgamento dos Mortos. Este julgamento, também chamado de juízo final, se dará depois do milênio. “E vi os mortos, grande e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20.12). Então, se cumprirá esta Escritura: “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? [...]” (I Coríntios 6.2). Aprofundemo-nos neste tema; muito se tem a aprender.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário