segunda-feira, 2 de agosto de 2021

 DICA DE SAÚDE DA SEMANA


FIQUE ATENTO À ENDOMETRITE!



A endometrite é caracterizada por um processo inflamatório ou irritativo da mucosa ou revestimento uterino, chamado de endométrio. A maior parte dos casos se origina de infecções bacterianas. Essa infecção pode ocorrer do contato direto com os germes, como operações cirúrgicas, lavagens... ou pela propagação dos germes que existem na vagina. Esse problema pode ocorrer após o parto, aborto ou após a inserção do DIU (dispositivo intra-uterino); podendo também ser transmitida através das DST’s (doenças sexualmente transmissíveis).

Os sintomas da endometrite são: sensibilidade abdominal à palpação e diminuição dos sons intestinais. Durante um exame pélvico, o útero pode estar sensível, além da presença de grande quantidade de muco cervical. A endometrite pode ser aguda ou crônica. Enquanto na aguda estão presentes dor abdominal na região inferior, febre alta, menstruações abundantes e dolorosas; a crônica pode ser consequência da sífilis ou tuberculose. A mulher sente uma sensação de peso no útero, além de uma febre baixa de forma inconstante.

A maior parte das endometrites é tratada somente com o uso de antibióticos. Se não for tratada, pode evoluir para uma infecção grave, podendo causar complicações nos órgãos da região pélvica. Em casos mais graves, é necessário a hospitalização, além do uso de antibióticos intravenosos e por via oral, repouso e hidratação. É importante lembrar que o parceiro também dever ser tratado.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário