terça-feira, 21 de março de 2023

 O pecado não impede o milagre

A Bíblia tem diversas vezes aquela parte que quase sempre pulamos na leitura: a longa e menosprezada genealogia. Eu entendo o porquê de pularmos. São muitos nomes e isso dá aquele sentimento de estarmos perdendo tempo em nosso devocional. Mas hoje quero te mostrar algo muito especial. 

Tudo tem um porquê 

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”

2 Timóteo 3:16

Tudo que existe na Bíblia tem um significado e sua importância. Deus não faz nada à toa, sem propósito e que não carregue uma mensagem especial.

Entender de onde viemos e o caminho que fizemos até determinado local nos ensina a agradecer por onde estamos no presente e também a ter esperança sobre o lugar para onde iremos. Mesmo que a caminhada não tenha sido feita com passos 100% bonitos e somente escolhas corretas. 

Uma linhagem imperfeita

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito”.

Romanos 15:4

A genealogia de Jesus é apresentada de duas formas: por Mateus, começando por Abraão, e por Lucas, que a conta desde Adão. 

Independente de qual das duas nós lermos e estudarmos mais a fundo, ambas mostrarão pessoas más e que, em nossa visão, são extremamente pecadoras. Na linhagem de Cristo vemos Raabe, uma prostituta. Acaz, que se mostrou muito violento em vários momentos. O rei Davi, que sofreu graves consequências de suas más escolhas, entre outros personagens bíblicos.

nfim, essa lista traz pessoas que cometeram inclusive certos crimes graves. Pessoas que ninguém gostaria de vincular à sua origem para não ferir sua reputação.

Remidos pelo sangue

“Lembrei-me dos Teu juízos antiqüíssimos, ó Senhor, e assim me consolei”.

Salmos 119:52

Alguns presentes na genealogia de Jesus foram rebeldes a Deus e muitas vezes descrentes de Suas promessas. Enfatizar cada uma dessas pessoas é intencional, para nos mostrar que, por pior que nós sejamos, n’Ele somos redimidos. Nossos erros foram perdoados e esquecidos por Deus, e podem gerar milagres através de Jesus Cristo. Assim como o Filho perfeito nasceu em uma linhagem de antepassados imperfeitos.

Mesmo que o nosso caminho não seja 100% algo pelo qual nos orgulhamos, a decisão de mudarmos os nossos passos e nos voltarmos sempre a Deus, apesar de nossos erros, nos leva a uma remissão honrosa.

A água purificadora

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

1 João 1:9

Eu sei que aquele pecado que vem à sua mente parece ter estragado toda a sua vida, te trazendo uma sensação de que nada mais pode consertá-lo e que Deus vai largar a sua mão.

Mas deixa eu te lembrar uma coisa muito importante: não foque no fato de que Ele foi gerado pelos “piores”, mas entenda que essas pessoas eram aquelas de corações quebrantados que ansiavam por perdão e misericórdia, que esperavam por uma água purificadora. Foi o Rei Davi quem escreveu Salmos pedindo por purificação e misericórdia.

Não importa o que suas mãos fizeram, desde que elas estejam prostradas ao Pai, com real arrependimento e devoção. Então Ele vem, com toda a Sua graça, sendo uma fonte sanadora e restauradora, te dando uma nova identidade e perdão total!

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário