quinta-feira, 16 de março de 2023

HARMONIA ENTRE DOIS 

Harmonia Entre Dois, não é uma abordagem ao casamento, mas um comparativo entre dois livros da Bíblia Sagrada, que falam de temas semelhantes, em situações diferentes, e em tempos distantes. 

Estamos falando dos livros do Gênesis e Apocalipse, o primeiro e o último livro da Bíblia Sagrada. 

Há uma harmonia entre os dois, que nos motiva examinar e desfrutar dos enfoques de Deus Pai, no primeiro, e de Deus Filho, no segundo, prova indiscutível, que a Bíblia é uma revelação perfeita e divina, de Deus Espírito Santo, portanto, uma obra da Santíssima Trindade.

Entre tantas outras, apreciemos as seguintes:
1-O primeiro revela a existência de um paraíso fechado para o homem, (Gênesis 3.23); por causa do pecado e da sua impureza (Gênesis 3.6-7); o segundo aponta um paraíso aberto (Apocalipse 21.25), em forma de uma cidade onde a impureza não entrará (Apocalipse 21.27) cujo acesso está condicionado à redenção que há no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme Hebreus 10.19.

2-A expulsão do homem, do paraíso, lhe causou tristeza e morte; é o que diz Gênesis 3.16-19. Porém, Jesus Cristo veio ao mundo, e Deus puniu os nosso pecados na Sua morte, e o paraíso foi restituído ao novo homem, gerado em Cristo Jesus, como diz Apocalipse 22.5. Portanto, o paraíso perdido, nos foi recuperado pelo Filho de Deus.

3-A velha serpente - Satanás - pelo engano do pecado produziu a queda do homem (Gênesis 3.13). Mas Deus, sendo rico em misericórdia, prometeu restaurar o homem por Ele criado à sua imagem e semelhança, e o fez enviando o Seu Filho unigênito - a semente da mulher – “O Cordeiro de Deus”, que triunfou sobre as potestades, venceu a velha serpente, o próprio Satanás, que será lançado no lago de fogo onde receberá o castigo eterno (Apocalipse 20.10) e com ele, todos os que não creram em Jesus, nos precisos termos exarados em João 7.37.

4-No paraíso fechado, onde Deus pôs o homem, a relação deste com Aquele foi quebrada pela desobediência; (Gênesis 3.8-10) porém, em Jesus Cristo, a comunhão foi restaurada, o novo paraíso lhe foi restituído (Apocalipse 21.3) portanto, a vida eterna assegurada. O paraíso perdido foi recuperado pelo Filho de Deus, uma obra da graça de Deus, que se manifestou trazendo salvação a todos os homens (Efésios 2.8 e Tito 2.11). Creia!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário