quinta-feira, 15 de setembro de 2022

 Temer a morte é pecado?

Eu já ouvi algumas pessoas falando que se você tem certeza da sua salvação, é errado temer a morte. É importante sabermos que o medo é um sentimento natural, ele aparece sempre que algo ameaça nosso presente ou futuro. O cuidado de nós mesmos para com a nossa vida, pode fazer despertar essa sensação.

Vivendo o agora

Recentemente perdemos um grande jornalista brasileiro, o famoso Jô Soares. Em uma das entrevistas que ele fez há alguns anos, ele falou a seguinte frase:

“Eu não tenho medo de morrer, eu tenho pena”.

A vida possui tantas possibilidades, somos tão acostumados a pensar no amanhã e programar até o ano que ainda nem começou. Nós somos feitos de “agoras”, mas esses “agoras” sempre levam ao amanhã, e imaginar esse ciclo terminando em algum momento, muitas vezes pode nos desesperar.

Criados para o “sempre”

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”

Eclesiastes 3:11

O ser humano foi criado por um Ser eterno. Nós fomos criados para a eternidade, ela mora em nosso coração. Aceitar algo que seja menos que isso, não está em nossa configuração. Olhar para um mundo tão grande e pensar que não teremos tempo terreno para ver tudo, nos faz esquecer da promessa da eternidade n’Ele.

Eu particularmente não vejo esse sentimento de querer viver um pouco mais aqui como sendo algo pecaminoso, o problema principal é quando temos mais medo de perder nossa vida física e os prazeres que nela podemos ter do que de perder nossa vida eterna e espiritual.

Vida espiritual vs. Vida física


Jesus disse em Mateus 16:25 – “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.”

Jesus associa o “perder a vida” a não vivermos para os prazeres da vida terrena. Ao perdemos a vida finita, nesse sentido, e ao vivermos a vontade de Deus encontramos a vida espiritual e eterna em Jesus.

Deus criou o mundo com vastas possibilidades para que tivéssemos vida, mas vida em abundância. Isso quer dizer que qualquer coisa que seja contrária a uma vida com Deus, que nos traz benefícios para a eternidade, é morte.

Se Deus, como dito no texto de Eclesiastes, plantou eternidade em nosso coração, isso significa que tudo que vivemos na terra precisa também gerar frutos para a eternidade. E se não gera, torna-se apenas um prazer terreno para nós mesmos, o que leva a uma morte de espírito.


Infelizmente, podemos optar por viver nossa vida aqui na terra para os nossos prazeres, ou seja, ganhar a vida aqui na terra, pela perspectiva humana. Contudo, perdê-la espiritualmente. Mas muito melhor é morrer fisicamente do que perdermos nossa vida eterna e espiritual. O apóstolo Paulo chegou a afirmar que o morrer (físico) era lucro, pois ele desejava partir para estar com Cristo. Ao mesmo tempo, ele também encontrava satisfação em viver (fisicamente) para Cristo e poder gerar fé e alegria no coração de mais pessoas. Ou seja, o viver aqui na terra também nos gera alegria.

Filhos da ressurreição

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente…”

João 11:25,26

Jesus é a ressurreição. Ele foi a prova clara de que, quando estamos com Deus, a morte não é um ponto final, é o início da eternidade já colocada em nós.

Aproveite cada dia. Cada passo que você dá. Viva intensamente. Mostre para as pessoas como está tudo bem ter sentimento de saudade quando pensamos que um dia o momento terreno acabará, mas ao mesmo tempo mostre que se vivemos aqui focados em Deus, entendemos que nunca haverá realmente um fim e que a linha de chegada é o Eterno.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário