domingo, 11 de setembro de 2022

CONVERSÃO AO CRISTIANISMO

Falar sobre a conversão, dando alguns detalhes, é muito importante, tanto mais por se tratar do ponto de partida para o cristianismo, consequência do arrependimento, em face da fé, segundo as palavras do Senhor Jesus: “O tempo está cumprido, o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1.15).

A palavra conversão significa: Mudança; adesão a uma doutrina que até então se rejeitava. (Grande Dicionário Larousse Cultural) Dar as costas ao pecado e voltar-se para Jesus.
Conversão é o ato de aceitar o Senhor Jesus como Salvador; Isto equivale à vivificação, ação concomitante do Espírito Santo na vida daqueles que se convertem ao Senhor, à Sua Palavra. (Efésios 2.1)

Entendemos que a vivificação e a conversão fundem o divino e o humano e geram a regeneração ou o novo nascimento (João 3.3, 5 e Tiago 1.18) porta de entrada no Reino de Deus. Vejam alguns pontos sobre a conversão, que atestam a sua importância:

1-A conversão é a mudança que permite dar as costas ao pecado, e virar-se para o Cristo de Deus. O homem só, não pode fazer; Ele disse: “Sem mim, nada podeis fazer”. Prova disto está em Jeremias 13.23 que diz: Pode o etíope mudar sua pele, ou o leopardo a suas manchas? Assim podeis vós também fazer o bem, acostumados a fazer o mal? Convertido, pode.

2-A conversão agrada a Deus; o homem natural não pode fazê-lo. Provado está em Romanos 8.8 que diz: Os que estão na carne não podem agradar a Deus.

3-A conversão viabiliza ao homem se submeter ao evangelho do Reino de Deus, o que não é possível em seu estado natural. Por quê? Porque A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei divina, e nem em verdade pode ser (Romanos 8.7).

4-A conversão leva o homem a receber a Cristo como Salvador; isto é algo espiritual e o homem natural às considera loucura. Eis o que está escrito: O homem natural não pode receber as coisas do Espírito de Deus: Porque para ele parece loucura; não pode conhecê-las, porque elas são discernidas espiritualmente (I Coríntios 2.14).

O poder que regenera o homem é o mesmo poder com o qual Deus, ressuscitou a Jesus, o Seu Filho, dentre os mortos (Efésios 1.20). Que maravilha! Se converta ao Senhor, que se compadece e perdoa.

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário