sexta-feira, 30 de setembro de 2022

 Não despreze seu “nada”

Sinto que muitas vezes a gente acaba deixando um pouco de lado o texto de Gênesis 1. Talvez por nós enxergarmos esse texto apenas como uma “Check-list” do que foi feito.

Ouvi uma palavra esses dias que me marcou muito e quero te convidar a enxergar de forma mais profunda os primeiros versos da bíblia assim como os meus olhos se abriram também.

Algo é criado para algo ser formado

O verso 1 do capítulo 1 diz: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Um pouco depois, no verso 7 do versículo 2, vemos o seguinte trecho: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra”.

Percebeu alguma diferença entre os dois trechos? No primeiro é usado o termo Criou e depois o termo “Formou. E não é por acaso.

 

Não se pode criar nada daquilo que já existe. Quando algo já existe, apenas damos uma forma diferente àquela matéria. Uma cadeira, por exemplo, não é criada, ela é formada através da madeira, que já existe. A terra foi criada, pois não existia nenhuma matéria anterior para que ela se formasse.

Não existia o cargo de governador antes de José, apenas existia o Faraó. Deus preparou um lugar para José, um lugar criado onde nada existia.

Haja potencial!

Nós não devemos desprezar o “nada”, porque é lá onde Deus cria. Mas também não menospreze algo que já existe, pois foi do pó em que pisamos que Deus formou o homem.

Sobre isso, existe um outro detalhe diferente em um dos primeiros textos também. Ao criar a terra o Senhor diz Haja luz, no verso 2. Mas no verso 11, Ele fala: Produza a terra erva verde“.

 

No verso 11 Ele não formou nem criou, nem ordenou o surgimento, mas mandou a terra produzir. Nesse momento nós podemos entender algo muito profundo que mudou minha visão sobre muitas coisas.

Ele não disse “Haja vegetação” pois Ele já havia derramado sobre a terra um potencial de produção. Ele não vai fazer surgir em sua vida algo que Ele já te deu. Ele não vai fazer surgir a capacidade para produzir e formar que você já recebeu.

Não foque na falta

Não é porque a terra estava sem forma e vazia, como diz no verso 1, que não existia um potencial para que ela fosse criada.

A condição de vazio ou falta em nós não é definitiva. Deus sempre vai usar o que tem em nós para suprir e multiplicar, não o que falta. Por isso, na passagem de Marcos 6:38, Ele perguntou quantos pães e peixes os discípulos já tinham, não quantos faltavam para alimentar a multidão.

 

Deus sempre potencializa o que já foi colocado dentro de nós. Quando somos gratos pelo que temos, Ele traz aquilo que falta. O que a viúva chamou de pouco, o Senhor chamou de começo. Quem olhasse para a terra naquela época, jamais encontraria potencial para existir nela uma criação tão complexa.

Você não é pedra, é chão!

Deus não formou o homem de pedras preciosas pois elas não possuem poder de produzir, elas por si só já são o produto final. Ele te formou do pó da terra pois a terra possui um potencial de produção. Ele não está preocupado com seu conforto em ser uma pedra linda e brilhante, Ele quer que você seja um solo fértil, algo que tenha em si o potencial de crescimento.

Quem te vê agora pode não imaginar o poder que você tem dentro de você através d’Ele para alcançar lugares altos. Potencial é uma energia não gasta. A matéria prima do milagre que você está esperando, pode estar dentro de você, esperando apenas para ser formada. Você tem um potencial, aprenda em Deus como colocá-lo para fora!

Fonte: https://bibliajfa.com.br



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário